Em destaque

Feijoada à Brasileira

Para a digestão, troque de banda sonora, escolha uma boa batucada e dance um samba até de madrugada

Ingredientes

Feijoada

Couve Branca 1/4
Caldo Knorr de legumes 1/2 cubo
Tomate pelado (aos pedaços) 1
Feijão preto 1 lata
Chouriço de soja (Próvida) 1/4
Alho em Pó q.b.
Pimentão-doce q.b.

Farofa

Farinha de mandioca 1/2 chávena
Tofu fumado (Próvida) 1/2 embalagem
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação

Para a feijoada

Corte a couve às tiras, não muito finas nem muito grossas e salteie-as num fio de azeite numa caçarola, com o caldo knorr. Depois de ter perdido a água (diminui significativamente de tamanho), junte o tomate e água até cobrir a couve. Tape e deixe estufar durante 15 mn aproximadamente (depende do tipo de couve, do tamanho dos pedaços, etc.).

Quando estiver tenra, junte a chouriça cortada aos pedaços (a pele não é comestível!) e o feijão com a água de cozedura que está dentro da lata. Tempere com o pimentão-doce e o alho em pó, e deixe cozinhar tapado durante 10 mn em lume brando, mexendo de vez em quando.

Se preferir uma feijoada mais substancial, junte seitan aos pedaços - se possível salteado primeiro senão fica muito mole - chourição de soja (o da marca Elichristi é óptimo), tofu fumado… a escolha é variada, depende da fome e do gosto.

Para a Farofa

Salteie, sem azeite, o tofu aos pedacinhos numa frigideira anti-aderente. Quando estiver dourado, junte um fiozinho de azeite e a mandioca. Tempere com sal. Quando começar a escurecer dos lados, mexa sempre, calmamente, envolvendo o azeite na farinha, e deixando dourar por completo. Não coma logo ou arrisca-se a queimar a língua (fala a experiência…)!

Sirva com arroz branco seco (não há receita, é só seguir as instruções da embalagem) e farofa. Para acompanhar, um guaraná ou um chopp geladinho.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.