Um ato irrefletido acabou por gerar-lhe um problema que, na altura, nunca pensou que tivesse o desfecho que teria. Em dezembro do ano passado, quando recebeu um e-mail que lhe pareceu inofensivo, fez o que a maior parte das pessoas faria. Abriu-o. "Cometi um grande erro", admite hoje Iwona Podlasinska, uma conceituada fotógrafa polaca. "Parecia que tinha sido enviado pelos responsáveis do Instagram", defende-se.

Ao tentar ler o conteúdo da mensagem, clicou numa ligação que fez desaparecer a sua conta nesta rede social, onde era seguida por quase 80.000 pessoas. "Foi um grande estrago porque era o meu perfil profissional", desabafa Iwona Podlasinska. Nos dias seguintes, contactou inúmeras vezes os serviços de apoio do Instagram. "Nunca recebi nenhuma resposta, tirando a primeira, que é automática", lamenta.

"Os serviços de apoio deles são muito fracos", critica ainda. Como se não bastasse, apercebeu-se ainda que a sua fotografia foi substituída pela de um jovem, residente em Ancara, capital da Turquia. No lugar do seu nome, passou a surgir o de Görkem, o alegado autor do crime. "O ladrão usa a minha conta para fazer publicidade, para enganar outros utilizadores do Instagram e para me extorquir dinheiro", acusa.

Apesar de ainda não ter conseguido recuperar o seu perfil, também não baixou os braços. "Como tinha a minha página profissional no Facebook ligada à do Instagram, consegui, felizmente, mudar novamente o nome para o meu e avisei na zona da descrição que aquela conta era pirateada e que quem me quisesse seguir o deveria fazer na nova que entretanto criei", refere Iwona Podlasinska, que já seguida por 4.300.

Ao ladrão, deixou também uma mensagem. "Espero que ardas no inferno", escreveu a fotógrafa polaca que, nos últimos dias, partilhou com os novos seguidores algumas das (muitas) fotografias de crianças que integram o seu portefólio, que pode ver de seguida. Ao contar a sua história em vários sites, como tem feito nas últimas horas, Iwona Podlasinska pretende alertar para uma ameaça que muitos desconhecem.