A rotina, a falta de objectivos e o desânimo são alguns dos obstáculos ao progresso. Torna-se necessário delinear estratégias para que possa voltar a colocar a carreira no caminho do sucesso. Confira dez sugestões sobre o que deve reavaliar.

Foque-se nas metas a atingir

Um dos principais obstáculos à progressão profissional é a falta de objectivos. Deverá impor metas e delinear estratégias para atingir um fim. Não basta ter um bom currículo. Deve ter objectivos claros e motivar-se para os atingir.

Mantenha o optimismo

A falta de confiança em si e nas suas capacidades poderá estar a privá-lo de encontrar uma carreira de sucesso. Ao ser questionado sobre as suas competências, adopte uma atitude assertiva e confiante.

Amplie a rede de contactos

Parte do sucesso consiste em cultivar relações profissionais que o ajudem a progredir profissionalmente. Faça uso das redes sociais, como é o caso do Linked In e Facebook e amplie a sua rede de contactos nas diversas áreas.

Seja flexível

Os empregadores procuram pessoas com capacidade de adaptação pelo que se quer destacar-se dos demais, torne a flexibilidade numa das suas mais-valias.

Estude

Adquirir novos conhecimentos é sempre um triunfo para quem deseja evoluir na carreira. Quem sabe até se não surgem novas oportunidades noutra área.

Mantenha os conhecimentos actualizados

Para evoluir na carreira terá de acompanhar as novas tendências, procurar informação nova e actualizar as suas competências. Faça formações profissionais e procure melhorar os conhecimentos que valorizam o seu currículo.

Não tenha medo de arriscar

Coloque aquela competência no seu CV mesmo que não a domine a 100%. Embarque naquele desafio profissional, mesmo que se desvie um pouco do percurso que delineou. Parte do sucesso está em assumir novas responsabilidades e aceitar novos desafios.

Trabalhe em equipa

Conseguir adoptar uma postura de liderança é um ponto-chave procurado por muitas empresas mas mais do que isso, é importante saber trabalhar em grupo. Se a isso conseguir adicionar uma capacidade de coordenar uma pequena equipa, já estará a meio caminho dos degraus para o sucesso.

Seja proactivo

Grande parte da estagnação deve-se à falta de proatividade do profissional. Se apenas faz aquilo que lhe é pedido, não terá grandes perspectivas de evoluir. Tome a iniciativa e verá que o trabalho extra vai compensar a longo prazo.

Aprenda com os erros

Ao correr riscos é natural que ocasionalmente falhe. Mas mesmo que os resultados nem sempre sejam os idealizados, aprenda com os erros e não deixe que o desânimo o impeça de continuar a tentar.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.