Dores de cabeça, nas mãos e pescoço, tensão muscular, insónias e outros fazem parte das muitas consequências do uso excessivo de alguns aparelhos eletrónicos. No entanto, o telemóvel pode originar problemas ao nível da pele do seu rosto.

Acne

Antes de mais, é sempre importante que consulte um dermatologista para fazer o ponto de situação e evitar espremer as borbulhas ou até pontos negros.

É normal que quando se utiliza o telemóvel em excesso apareçam borbulhas na zona da bochecha e queixo. E como é que sabe? Por norma quando é por uso abusivo, este tipo de acne só costuma aparecer num dos lados do rosto. Infelizmente o telemóvel é dos objetos do dia a dia que mais bactérias tem. O sítio onde é pousado, as constantes 'mexidelas', a maquilhagem da cara, a falta de limpeza, etc... faz com que o mesmo acumule muita sujidade. Assim, é natural que esta sujidade e alguma oleosidade passem para a cara, obstruindo os poros. Ora, uma vez que a resposta do corpo é um aumento da produção de sebo, é inevitável que as borbulhas apareçam.

Rugas

Sabia que já há uma expressão que carateriza a postura quando se utiliza um telemóvel? Pois bem, baixar a cabeça para enviar uma mensagem ou colocá-la de lado para atender uma chamada, não só é prejudicial à sua postura como origina um envelhecimento precoce. Os movimentos repetitivos fazem com que o pescoço – que ainda por cima é uma área cuja pele é mais fina – forme pequenos sulcos e linhas que só deveriam aparecer por volta dos 40 anos de idade e não aos 30 como já está a acontecer.
O ideal é que nunca se esqueça da hidratação nesta zona, que reeduque a sua postura (reta e com o telemóvel ao nível dos seus olhos) e apostar no uso diário de protetor solar (mesmo que esteja dentro de casa).

Melasma

Já não é novidade o que a exposição excessiva aos raios ultravioleta pode fazer, no entanto, o que muita gente não sabe é que a luz projetada por aparelhos eletrónicos é igualmente prejudicial. A sua incandescência pode desencadear ou agravar algumas mazelas na pele, como manchas ou melasma. Basicamente a proteína responsável pela pigmentação e proteção celular – melanina – é deteriorada por causa dos danos dos raios nos tecidos.

Mais uma vez, o uso de protetor tem de ser uma prioridade, bem como incluir produtos antioxidantes na sua rotina de beleza, preferencialmente à noite, uma vez que é quando o organismo faz o seu processo de regeneração e reposição celular.

Alergias

Dois dos componentes das baterias dos telemóveis, o níquel e o cromo, infelizmente estão diretamente relacionados com alergias na pele. As dermatites são as mais comuns portanto, caso não use capa no seu telemóvel está na altura de comprar.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.