É um fruto que está muito associado ao exercício físico, devido à sua composição, que apresenta níveis elevados de magnésio, de potássio e de vitamina B6, micronutrientes que favorecem a recuperação física e a saúde muscular. Para além disso, a banana é uma fruta saciante, por ser uma fonte de amido resistente, um hidrato de carbono de absorção lenta. Rica em açúcar e em fibra, contém ainda níveis apreciáveis de vitamina C, de cálcio, de sódio e ainda de dopamina.

A banana, um fruto nutritivo, muito apreciado pelos portugueses, alimenta e também protege o organismo de várias doenças. Além de prevenir o cancro do cólon e o cancro dos rins, este ingrediente alimentar regula a tensão arterial e reduz o risco de acidentes vasculares cerebrais. Vários estudos internacionais sugerem que este fruto pode aumentar a libido masculina mas, nas mulheres, não se verifica todavia a mesma resposta fisiológica, apuraram os investigadores.

São inúmeras as aplicações que este ingrediente, que tem ainda (muitos) outros benefícios para a saúde, pode ter na sua alimentação quotidiana. Para além de conter uma proteína que o organismo converte em seratonina, uma substância que combate a depressão, também acalma o sistema nervoso e, devido à concentração de ferro que apresenta, previne a anemia. Descubra, de seguida, meia-dúzia de deliciosos snacks com banana que pode saborear a qualquer hora:

1. Um pequeno-almoço completo deve incluir papas de aveia, uma mão-cheia de frutos secos e uma banana em rodelas, ingeridos separadamente ou misturados na mesma taça. Os apreciadores de canela que optem por esta alternativa podem polvilhá-la com canela.

2. Uma banana e duas bolachas de arroz tufado é outro dos snacks que pode considerar. Esta opção tanto pode servir para um intervalo gastronómico a meio da manhã como para um lanche a meio da tarde.

3. Faça um batido de banana e beba-o enquanto saboreia um ovo cozido. Esta uma excelente refeição pré-treino, rica em proteína, leve e rápida de digerir, recomendam inúmeros nutricionistas.

4. Liquidifique duas ou três bananas congeladas numa liquidificadora até atingirem a textura de gelado. Sirva-as numa taça e, se apreciar, polvilhe-as com cacau em pó. Para preparar este snack para mais do que uma pessoa, basta aumentar a quantidade de fruta.

5. O puré de banana, que pode ser ingerido ao pequeno-almoço ou ao lanche tal como sucede com a compota de maçã, pode ser utilizado como alternativa ao açúcar na confeção de bolos ou de biscoitos. Para o preparar, pode triturar a fruta com uma varinha mágica ou usar um garfo para a esmagar. Nesse caso, adicione-lhe algumas gotas de sumo de laranja ou de leite para obter um preparado mais homogéneo.

6. Misturar iogurte natural, idealmente sem açúcar, com banana faz com que o cérebro liberte serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor e ajuda a induzir o sono. Esta é, na opinião de muitos nutricionistas, uma opção saudável a considerar para uma ceia calmante.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.