Desde pequenos que, nas sociedades mais industrializadas, nos colocam sapatinhos. Ainda nem aprendemos a andar e o sapatinho já previne doenças várias.

Os nossos pés têm 26 ossos, 33 articulações, mais de 100 músculos, tendões e ligamentos e aproximadamente 250.000 terminações nervosas. Estas estruturas altamente especializadas, trabalham todo o dia a suportar o seu peso corporal e diversos impactos, sendo a nossa base de sustentação bípede e principal instrumento de locomoção.

Nos últimos anos tanto os sapatos como os calçados desportivos têm vindo a moldar os nossos pés como uma forma para bolos, reajustando a estrutura dos pés e modificando a sua função.

Os  pés de um bebé têm normalmente uma forma de triângulo invertido, com os dedos bem separados. Na idade adulta o formato dos pés tende a apresentar os dedos encavalitados, lembrando  o formato dos sapatos.

As formas alteradas dos pés adultos promovem vários distúrbios como os joanetes (hallux valgus), fascites plantares, esporões no calcâneo, entre outros. Estes problemas vão afetar o nosso dia a dia e limitar as nossas vidas de forma significativa num futuro não muito distante.

Para manter os nossos pés saudáveis, devemos ter alguns cuidados como escolher o calçado de modo mais criterioso - não muito apertados e que permitam a mobilidade do pé - e fazer alguns exercícios de modo a manter a mobilidade e flexibilidade dos pés.

 

Que exercícios fazer?

Toe (dedos dos pés) + Yoga = Toe-Ga. De uma forma geral são exercícios muito fáceis e acessíveis que têm por objetivo mobilizar as estruturas do pé e mantê-los saudáveis.

Flexão do Hallux

Flexão do Hallux

Fletir o dedo grande e tentar baixar o calcanhar o máximo possível.

Flexão dos dedos pequenos

Flexão dos dedos pequenos

Fletir os dedos pequenos baixando o calcanhar o máximo possível.

 

Pressão do Hallux e extensão dos outros dedos

Pressão do Hallux e extensão dos outros dedos

Pressionando o dedo grande contra o chão, levantar os outros dedos na direção do teto.

Pressão dos dedos pequenos e extensão do Hallux

Pressão do Hallux e extensão dos outros dedos

Pressionar o chão com os dedos pequenos e levantar o dedo grande.

 

Afastar todos os dedos

Afastar todos os dedos

Fixando o dedo grande no chão, rode ligeiramente o pé enquanto pousa os restantes dedos, de modo a ficarem todos afastados.

Sentar nos calcanhares (pés vivos)

Sentar nos calcanhares (pés vivos)

Sentado sobre os calcanhares, mantendo os dedos dobrados no solo (pés vivos).

 

Sentar nos calcanhares (pés mortos)

Sentar nos calcanhares (pés mortos)

Sentar sobre os calcanhares mantendo os pés em extensão (pés mortos).

Tente manter cada posição entre 20 a 30 segundos.

Escolha três ou quatro exercícios e repita diariamente criando uma rotina de treino própria. Existem muitos exercícios possíveis, estes são apenas alguns exemplos simples e fáceis de aplicar.

Vamos fazer um pequeno “Namaste” aos nossos pés, para que sejam felizes por muito tempo.

Paulo Quin - Regional Master Trainer Holmes Place

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.