O treino de exercícios funcionais de alta intensidade promete o fortalecimento muscular do corpo inteiro, bem como a perda de peso de forma eficiente num curto espaço de tempo.

O crossfit diferencia-se dos demais desportos por não se focar apenas num grupo muscular ou habilidade, resultando em inúmeros benefícios para a saúde. Entre eles destacam-se: aumento da flexibilidade, redução da gordura, melhoria do equilíbrio, agilidade, coordenação e força, aumento da resistência muscular e melhora na capacidade cardiovascular. Quem o pratica verá resultados positivos também a nível psicológico e emocional, nomeadamente redução do stress, aumento da autoconfiança e do espírito de equipa.

Um treino de crossfit chega a eliminar até 1000 calorias por dia e pode ser realizado por pessoas de todas as idades, independentemente da sua condição física. Cada treino será adaptado de acordo com a intensidade e carga que a pessoa suporta, tendo a duração média de 50 a 60 minutos.

Os treinos são variados mas bastante intensos e baseiam-se no conceito dos WODs (Workout of the Day) bem como no espírito de equipa que ajuda a manter a motivação dos praticantes da modalidade. Quanto aos exercícios, eles variam entre treinos de peso corporal tais como agachamentos, abdominais, corrida, saltos e flexões, ao uso de acessórios como cordas, argolas, caixas para saltos, barras e pesos, bicicleta ou remo. Deverá ser acompanhado de um instrutor que dará indicações da carga a utilizar, número de repetições de determinado treino e tipo de exercícios a conjugar, consoante o objectivo a atingir. De uma maneira geral, em cada treino é trabalhado um grupo muscular distinto do dia seguinte, de forma a melhorar o condicionamento físico de forma geral.

O crossfit pode ser praticado em ginásios ou mesmo ao ar livre consoante o tipo de treino. Quando aliado a uma alimentação saudável, é rápido e eficaz na perda de peso. A frequência ideal de treino varia entre as 3 a 4 vezes por semana, consoante o condicionamento físico de cada pessoa. Mas mesmo que se sinta motivado, tenha atenção ao descanso, que é essencial para uma boa recuperação muscular. Não se esqueça de aquecer, alongar e beber água! Tratando-se de treinos de alta intensidade é natural que sue bastante e precise repor os líquidos e sais minerais com frequência.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.