No âmbito do seu quinto aniversário, o projeto Womenise.it lançou nesta segunda-feira, dia 6, uma campanha intitulada #NhaMenstruação. O objetivo é responder às necessidades de mulheres e meninas durante a crise da epidemia Covid-19.

Segundo um comunicado da organização, a campanha visa ajudar as meninas nas escolas a terem acesso a pensos higiénicos, bem como quebrar estigmas e aumentar a informação sobre a menstruação nos estabelecimentos de ensino.

“Sabemos que muitas meninas, para além de não terem informações sobre a menstruação, não conseguem ter acesso a pensos higiénicos. Com esta campanha queremos juntar as nossas vozes e criar um país onde nenhuma menina precisa faltar à escola, por exemplo, por não ter acesso à proteção no período menstrual”, disse ao SAPO Sandra Lima, uma das embaixadoras do Womenise.it.

Segundo a mesma fonte, a epidemia Covid-19 trouxe impactos negativos para a vida das mulheres, principalmente as mais pobres, e dada as dificuldades a campanha surgiu para cobrir as necessidades dessas mulheres que neste momento não conseguem comprar produtos higiénicos para algo que é natural em todas as mulheres.

Até ao momento, de acordo com uma nota da organização, vários estabelecimentos comerciais e pessoas individuais mostraram-se disponíveis para apoiar com esses produtos higiénicos que serão depois distribuídos as câmaras municipais para poder chegar realmente às famílias que precisam. “A intenção é chegar a todas as ilhas do país”.

“Todos podem ajudar através de doações dos produtos higiénicos, ou através do depósito de qualquer quantia na conta da Womenise.it no Banco Interatlântico”, adianta Sandra Lima.

“Cinco anos de muita partilha”

O projeto Womenise.it foi criado em 2015 e este ano comemora cinco anos de existência. Em forma de balanço, Sandra Lima garante que são cinco anos de muita partilha, de intensos trabalhos e eventos em prol do empoderamento da mulher.

“Os nossos eventos têm-se tornado a nossa marca. Por exemplo, o Bootcamp na Era Digital, realizado todos os anos com a participação das empreendedoras, e o Summit Womenise.it, um evento que tem como objetivo ter num mesmo espaço oradoras nacionais e Internacionais a partilhar experiências e promover networking entre as Mulheres”.

Para este ano, a Womenise.it tem diversas campanhas que vão ser lançadas. “De destacar a campanha #NhaMenstruação e a campanha #TaxiSeguro que nasce com a proposta de oferecer exclusivamente para mulheres uma rede de táxis formada apenas por motoristas que tenham frequentado a formação intensiva em género, e trata-se de uma experiência piloto que visa sobretudo dar /trazer uma maior segurança às mulheres durante as viagens de táxi”.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.