Em destaque

Ragu de cogumelos silvestres com crosta folhada

A capa de massa folhada lembra uma tarte, acrescentando textura e conferindo uma sensação de conforto com a sua intensa cor dourada

Ingredientes

Manteiga 2 colheres de sopa
Bacon, cortado em cubos pequenos 150 g
Cebola, picada finamente 1
Dentes de alho, picados finamente 2
Cenoura, cortada em rodelas finas 2
Alho francês pequeno (só a parte branca), cortado em rodelas finas 1
Cogumelos silvestres (ex. cantarelos e trompetas) 400 g
Haste de alecrim 1
Caldo de Carne 250 ml
Cerveja preta Stout 200 ml
Polpa de Tomate 2 colheres de sopa
Molho Inglês 2 colheres de sopa
Farinha 2 colheres de sopa
Noz-moscada moída uma pitada
Sal e pimenta preta moída na hora adicionar a gosto
Folha de massa folhada 1
Ovo pequeno 1

Preparação

Num tacho, derreta a manteiga e salteie o bacon durante três a quatro minutos, mexendo com frequência, até este estar dourado e estaladiço. Junte a cebola e salteie mais três a quatro minutos, mexendo com frequência, até ficar amolecida e opaca. Junte também o alho, cenoura e alho francês e deixe cozinhar durante quatro minutos, novamente mexendo com frequência. Por fim, junte os cogumelos inteiros e o alecrim e cozinhe mais três minutos.

Adicione o caldo de carne, cerveja, polpa de tomate, molho inglês, farinha e tempere com noz-moscada, sal e pimenta preta. Deixe levantar fervura e cozinhe em lume brando, com o tacho destapado, durante 25 a 30 minutos, mexendo ocasionalmente para não agarrar ao fundo do tacho. O molho vai engrossar e deve ficar espesso e suculento.

Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Coloque o ragu de cogumelos numa assadeira ou recipiente que possa ir ao forno. Cubra com a massa folhada, cortando o excesso ou enrolando-o de forma a criar uma cercadura. Pincele com o ovo batido e faça um pequeno furo no topo. Leve a cozinhar no forno pré-aquecido durante 30 minutos, ou até que a massa esteja estaladiça e dourada. Nota: se vir que a massa folhada começa a ganhar cor muito rapidamente, cubra com folha de alumínio para não queimar.

Sirva de imediato, com puré de batata ou salada.

Ragu de cogumelos silvestres com crosta folhada

Dicas

Para uma opção verdadeiramente vegetariana, substitua o caldo de carne por caldo de legumes e omita, naturalmente, o bacon e o molho inglês, que contém anchovas.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.