Sonhos de Natal

Leve 250 ml de água ao lume com duas cascas de laranja ou limão e uma pitada de sal. Quando começar a ferver, retire as cascas de laranja adicione 75 g de manteiga liquida e mexa até esta derreter.

Retire do lume e misture, de uma só vez, 160 g de farinha com fermento previamente peneirada com uma colher de chá de fermento em pó. Mexa energicamente com a colher de pau até a massa formar uma bola e se soltar das paredes do tacho. Retire e deixe repousar um pouco.

Junte, depois, quatro ovos ligeiramente batidos enquanto vai mexendo muito bem até ficarem bem envolvidos na massa. Deixe repousar por uns instantes. Numa frigideira com óleo bem quente, vá colocando colheradas de massa. Vá virando, até que os sonhos fiquem dourados.

Vá colocando os sonhos sobre papel absorvente e depois de arrefecerem um pouco, envolva-os em açúcar (pode também colocar um pouco de canela).

Pode se preferir, regá-los com uma calda leve, feita de açúcar, canela, anis e uma casca de limão.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Sonhos de Natal

Sonhos de abóbora em calda de citrinos e açúcar mascavado

Coza a abóbora em 0,5 l da água, depois escorra-a muito bem, desfie-a e reserve. Numa tigela, bata ligeiramente quatro ovos com 100 g de açúcar fino. Junte a abóbora cozida, uma colher de sobremesa de fermento em pó e 500 g de farinha e envolva muito bem até ficar uma massa homogénea.

Frite colheradas da mistura anterior em óleo até obter sonhos douradinhos, retire-os e deixe-os escorrer sobre uma folha de papel de cozinha.

Deite uma tira de casca de laranja e uma tira de casca de limão para um tacho, adicione um pau de canela, 0,5l de água e 100 g de açúcar mascavado.

Mexa, leve ao lume e deixe ferver até reduzir para metade. Retire do lume e deixe arrefecer. Coloque os sonhos numa taça funda, regue-os com a calda e sirva. Se preferir, polvilhe com açúcar e canela em pó.

(Fonte: Teleculinária)

Sonhos de abóbora em calda de citrinos e açúcar mascavado

Sonhos enformados no forno

Ligue o forno a 220 ºC. Unte pequenas formas com creme vegetal e polvilhe com farinha. Deite cinco ovos para uma tigela e bata bem até triplicarem o volume, junte 250 g de farinha, uma colher de chá bem cheia de fermento em pó, 1,5 dl de água e 1,5 d de leite e misture muito bem.

Adicione uma colher de chá de raspa de limão e mexa bem. Divida a massa pelas formas, mas sem encher demasiado e leve ao forno durante 20 minutos.

Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e deixe arrefecer um pouco.

Polvilhe-as com açúcar e canela em pó e sirva.

(Fonte: Teleculinária)

Sonhos enformados no forno

Azevias de grão

Coloque 250 g de farinha, dois ovos, uma pitada de sal e uma colher de sopa de manteiga, uma colher de sopa de banha num recipiente e amasse bem até ligar, adicionando 200 ml de água morna.

Continue a amassar e de seguida passe a massa para uma tábua.

Embrulhe-a com um pano húmido e deixe repousar durante 60 minutos. Estenda a massa com o rolo sobre a bancada, dando uma forma oval e alongada.

Coza 500 g de grão e passe-o pelo passador, reduzindo-o a polme.

Leve ao lume 250 g de açúcar fino com metade do seu peso em água até formar o ponto pasta. Retire do lume e adicione o polme de grão, uma pitada de sal, de canela e uma colher de sobremesa de raspa de limão. Misture muito bem e recheie os pastéis.

Poderá cortar a massa com a ajuda de uma chávena formando círculos. Depois coloque o recheio no centro desses círculos (de massa) e dobre ao meio fechando muito bem as extremidades para não verter o recheio.

Frite-os em azeite e sirva-os frios polvilhados com açúcar fino.

Azevias de grão

Azevias de batata-doce

Peneire 250 g de farinha e coloque-a sobre a bancada. Faça um buraco no meio e, aos poucos, vá adicionando duas colheres de sopa de manteiga, duas colheres de sopa de azeite, 50 ml de água, duas colheres de sopa de aguardente, sumo e raspa de uma laranja. Amasse muito bem e, quando ganhar a textura desejada deixe a massa a descansar perto de uma hora. Depois, estenda com o rolo da massa até à espessura de dois milímetros.

Corte círculos de dez centímetros de diâmetro. Coloque uma colherada de recheio no centro e dobre em forma de meia-lua. Frite em óleo a ferver. Retire e deixe-as a descansar sobre papel absorvente.

Recheio de Batata-doce: Coza quatro batatas-doces com casca. Depois, desfaça bem até ficar em puré e adicione três gemas de ovos e 100 g de amêndoa ralada.

Entretanto, leve ao lume açúcar (a gosto) e um pouco de água até ganhar ponto. Volvidos perto de oito minutos, adicione o puré e deixe engrossar, mexendo sempre para não pegar.

No fim polvilhe as azevias com canela e raspa de laranja.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Azevias de batata-doce

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.