Nem sempre é fácil adaptar o seu guarda-roupa para o ambiente profissional durante a gravidez. O mais habitual é usar as peças de vestuário que já tem no armário, no início da gestação, mas com o aumento de peso e da barriga, a roupa tende ficar apertada ou deixa de servir. Porém, tal não significa que tem de usar roupas largas, compridas, sem graça e abdicar do seu estilo pessoal. Hoje em dia, existem muitas opções para as futuras mamãs e pode sempre recorrer aos acessórios para personalizar o seu look.

Algumas mulheres preferem, ainda, esperar pelo final do primeiro trimestre para dar a notícia no local de trabalho, pelo que tendem a esconder a barriga durante esse período. Um dos erros de estilo mais frequentes é usarem roupa para o ginásio, muito larga e vários tamanhos acima do seu, o que vai fazer com que pareça ainda maior.

Outra das situações, é não querer investir em peças de grávida, pelo facto de este ser um período temporário. Mas é importante ter alguns básicos de guarda-roupa, que acompanhem o crescimento da barriga e as alterações do corpo, mantendo a imagem profissional. Afinal, deve sentir-se confortável e bonita. Aliás, dediquei um capítulo a este tema no livro “Guia de Estilo, Imagem Profissional”.

Se pretender disfarçar a barriga

Invista em looks monocromáticos ou tom sobre tom (a peça mais escura deve ficar por baixo); em tons neutros, como o azul-escuro, cinza, preto e bege; écharpes ou pashminas usadas na vertical; vestidos lisos com um casaco de comprimento médio usado aberto, de modo a criar uma linha vertical; túnicas ou camisas compridas com leggins; blusas ou vestidos com drapeados e vista-se por camadas. Dê preferência a peças que se moldem ao corpo, mas sem apertar ou vincar a pele, pois são mais confortáveis.

Peças-chave para manter o estilo na gravidez

Vestido camiseiro

Como manter o estilo profissional na gravidez

Não há nada mais prático do que optar por um vestido, em vez de um conjunto de duas peças. Este modelo de vestido é muito confortável. Por ser mais fluído é também perfeito para os dias mais quentes. Use-o com um cinto por cima da barriga e arregace as mangas para tornar a sua silhueta mais elegante. Para dar um toque final mais trendy invista nuns sapatos ou mala mais vistosa. Uns óculos de sol oversized complementam, ainda, o seu look.

Vestido tubo

Como manter o estilo profissional na gravidez

Se gosta de realçar a sua silhueta feminina, o ideal será usar roupa mais justa, mas num material maleável, que se adapte aos movimentos do corpo. Aposte em vestidos de algodão, elastano e viscose, que proporcionam o máximo conforto durante o dia. Use um vestido tubo, liso ou com padrão, com um casaco mais solto ou uma blusa aberta. Um blazer (com elastano), uma parka ou um casaco de malha a três quartos, usados abertos, são uma boa sugestão para tornar o seu visual mais elegante.

Vestido corte império

Como manter o estilo profissional na gravidez

Este modelo é muito usado durante a gravidez, já que tem um decote em V, que termina por baixo do peito, sendo mais fluído na parte inferior. Este decote é ideal para quem tem um peito grande, já que afina esta zona. Os vestidos com as alças mais largas ou manga também disfarçam a largura dos braços, permitindo, ainda, o uso de um soutien que sustente o peito. Além disso, o vestido corte império marca a cintura na zona mais fina do corpo, enquanto que a saia em evasé disfarça a zona das ancas. Outra excelente opção são os vestidos-envelope, sobretudo para um dress code mais formal.

Veja mais na página seguinte

Colete

Como manter o estilo profissional na gravidez

Esta terceira peça do seu coordenado pode substituir o casaco e confere um ar mais elegante ao seu look, disfarçando o volume do peito e da barriga. Use e abuse de coletes, durante a gravidez, preferindo os modelos mais fluídos, sobretudo nos últimos meses de gestação. Aproveite para colocar um cinto por cima, tornando-o mais elegante. Ou então, use o colete aberto, que cria uma linha vertical, e opte por um look tom sobre tom ou preto e branco, que são mais discretos.

Casaco a três quartos

Como manter o estilo profissional na gravidez

Pode recorrer aos casacos que já tem, usando-os abertos. Os quimonos, casacos a três quartos, de tecido ou malha, e trench coat criam uma linha vertical, que alonga a silhueta. Além disso, acompanham o comprimento do vestido, cobrindo a zona da anca. Esta também é uma boa forma de dar mais cor e textura ao seu visual, ao apostar em tons neutros por baixo, e num casaco colorido ou com padrão/estampado.

Cinto

Como manter o estilo profissional na gravidez

A melhor forma de personalizar o seu look é através de acessórios. Para tornar o seu outfit mais elegante e sofisticado coloque um cinto fino ou médio, por debaixo do peito: num vestido, casaco, colete, écharpe ou, até mesmo, numa camisa mais larga. Fica super chique e é uma boa forma de dar o seu toque pessoal. Use um cinto da mesma cor ou de uma tonalidade contrastante, se preferir destacar esta peça. Se for mais confortável, use o cinto com um nó ou então substitua-o por uma faixa de tecido.

Acessórios

Como manter o estilo profissional na gravidez

Colares, lenços, écharpes, malas e sapatos são alguns dos acessórios que podem mudar por completo o seu visual. É provável que nesta altura os anéis e as pulseiras se tornem desconfortáveis, sobretudo se tiver as mãos inchadas. Os colares, écharpes e lenços usados na vertical ajudam a alongar a silhueta. Em relação ao calçado, prefira sapatos com saltos médios e mais grossos, que permitem uma maior estabilidade no andar. Nos últimos meses de gravidez, os sapatos rasos, sandálias e os ténis oferecem um maior conforto, sobretudo os modelos sem atacadores, já que pode ter dificuldade em se dobrar para os apertar.

www.instyleland.com

Veja mais dicas de estilo de Rita Carvalho aqui.