O vinagre é usualmente conhecido como um tempero para saladas ou para refeições. Hoje em dia, o vinagre de maçã é conhecido no seu todo como um beneficio para a saúde e para a beleza, devido às suas propriedades terapêuticas e estéticas. O seu liquido é feito a partir da fermentação alcoólica de carboidrato, bem como da fermentação secundária por ácido acético. É constituído por mais de 93 componentes nutricionais, como é o caso das enzimas, aminoácidos, vitaminas, sais minerais e os seus benefícios devem-se ao facto de o seu pH ácido ajudar a equilibrar pH natural do cabelo e também da pele. Se pretender dar-lhe um uso mais eficaz, dê uma vista de olhos nas seguintes dicas e utilize-o durante o duche.

Destruição de fungos - Sendo um antifúngico e anti-bacteriano natural, o vinagre de maçã possui propriedades que ajudam a combater problemas relacionados com a pele (pois ele é capaz de combater micro-organismos que sobrevivem ao sabonete). Para conseguir acabar com os fungos (causadores de micose na pele e unhas) basta aplicar um pouco de vinagre numa esponja, esfregar bem e enxaguar com água. Em problemas de candidíase, um tratamento com vinagre pode ser bastante eficiente. A solução é colocar um copo de vinagre de maçã num recipiente com água e de seguida lavar a zona infetada, sem nunca colocar diretamente o vinagre para este que não irrite a pele. Para quem sofre normalmente de problemas dermatológicos, o vinagre faz com que a inflamação reduza e por isso, basta passar um algodão na área afetada.

Desodorizante natural - Se o seu desodorizante não estiver a surtir o efeito desejado, a solução é utilizar o vinagre de maçã. Deve passá-lo nas axilas e depois enxaguar com água, isto vai fazer com que os micro-organismos não se reproduzam na pele.

Leia mais: Banhos quentes e frios: os benefícios de cada um

Cabelo saudável - Quando o seu cabelo está seco e ressecado significa que as suas cutículas estão abertas e isto faz com que o seu cabelo fique seco, áspero e com mais volume. Para que isso não aconteça novamente, utilize o vinagre para remover o excesso de oleosidade e assim, prevenir que o seu cabelo tenha pontas espigadas e também caspa. Para isto, basta aplicar 3 colheres de sopa de vinagre no cabelo, depois de usar champô, e aguardar durante 15 minutos. De seguida, enxague bem e aplique o  condicionador. Vai notar que o seu cabelo vai ficar muito mais brilhante.

Pés cheirosos - O vinagre para além de ajudar no mau cheiro das axilas, ajuda também a controlar o mau odor dos pés, que é causado por bactérias. Estas bactérias originam-se devido à humidade causada pelos sapatos ou meias, mudanças ou consumo de certos alimentos hormonais. Para acabar com este incomodo, use meio copo de vinagre de maçã com água e sabão, vai ver que o cheiro vai desaparecer num instante. Além disto, o vinagre é ótimo para eliminar verrugas e pés de atleta, deixando ao mesmo tempo a sua pele bastante hidratada.

Queimaduras solares - Se saiu num dia de sol intenso e esqueceu-se de proteger a sua pele, o vinagre de maçã pode ser a sua solução. Para isso, basta aplicar um pano com vinagre em cima da área queimada durante alguns minutos no banho. De seguida, passe por água fria para não piorar a lesão, continue a fazê-lo e vai notar que a queimadura vai desaparecer. Se preferir, pode também colocar o vinagre dentro de um spray e pulverizar as áreas queimadas.

Dores nas articulações - Se é atormentada constantemente com dores nas articulações sempre que dobra os joelhos (como artrite), a solução poderá ser o vinagre. Os seus agentes antioxidantes agem de rapidamente na inflamação, combatendo a dor e por isso, se tiver vinagre em abundância, opte por fazer um banho relaxante. Se não conseguir aplique um pano húmido com o produto nas regiões afetadas e aguarde 15 minutos, passando depois por água.

Alívio da comichão - A comichão pode ser o resultado de vários factores, tais como as alergias, picadas de insetos, doenças de pele ou até mesmo má higiene.
Um pouco de vinagre aplicado com algodão, é o recomendado para aliviar a comichão. No inicio é possível que arda, mas isto está apenas a ajudar a diminuir a irritação.

Leia mais: Benefícios do gelo