A IV edição da gala Somos Cabo Verde conta este ano com a presença da atriz portuguesa Rita Pereira, considerada “uma das 25 pessoas mais influentes de Portugal”, que conhece bem Cabo Verde. Um convite que tem como mote a internacionalização do evento, segundo revela a Artemedia Zwela, organização da gala.

Uma mulher forte e uma pessoa inspiradora “com um percurso por mérito próprio”, foi assim que Margarida Conde, da Artemedia Zwela, descreveu a atriz Rita Pereira, de 36 anos. Amante confessa da cachupa e da cultura cabo-verdiana, a artista revelou que em Portugal perguntam-lhe sempre se tem origens cabo-verdianas. “Não, não tenho família cabo-verdiana”, responde.

Contudo conhece bem o arquipélago, que visita várias vezes ao ano, e tem grandes amigos cabo-verdianos entre eles os cantores Dino d’Santiago e Nelson Freitas. Não é só a ligação ao país que levaram a organização a convidar a atriz para marcar presença no evento.

Rita assume-se como “feminista” e uma defensora da igualdade, tema que este ano ‘inspira’ a gala do Somos Cabo Verde.

Com uma carreira de 16 anos, principalmente na televisão, Rita Pereira, que recentemente participou na Marcha do Orgulho LGBT em Lisboa, afirma que sempre tem procurado lutar por causas que considera importantes.

“Intitulo-me como feminista e explico sempre que ser feminista não é ser contra os homens, é sim defender a igualdade, termos as mesmas possibilidades e oportunidades, por exemplo, ganharmos o mesmo no que quer que façamos profissionalmente”, explica a atriz e acrescenta que usa também as redes sociais para passar este tipo mensagem.

Na tarde de hoje, a atriz vai visitar algumas instituições, nomeadamente, ICIEG, Escola Gota d’Arte e Morabi, onde vai poder partilhar a sua experiência bem como ouvir depoimentos de crianças e mulheres cabo-verdianas.

Apresentadores da IV edição

Segundo a organização, o anfitrião da noite mantém-se o DJ Bife (Luís Miranda) que vai conduzir a IV Edição. “À semelhança de anos anteriores, a gala vai ser apresentada em crioulo”.

Já Hélio Cabral e Vera Cruz voltam a estar juntos na passadeira vermelha e desta vez uma nova “cara” junta-se a esta dupla: Sarah Semedo. A organizadora de Eventos e apresentadora vai estar a representar a diáspora, nomeadamente Holanda e Luxemburgo.

Apresentadores da Gala Somos Cabo Verde

A Gala Somos Cabo Verde acontece na sexta-feira, dia 6, no Hotel Praia Mar e tem a transmissão em direto, a partir das 21h30, na TCV, TCV Internacional, no SAPO CV, bem como nas redes sociais.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.