A Câmara Municipal da Praia está a equacionar a possibilidade de criar proximamente uma creche para acolher crianças filhas de vendedeiras que comercializam no mercado do Plateau, na Cidade da Praia.

A informação foi avançada ontem, dia 28, à Inforpress pela vereadora de Ação Social, Ednalva Cardoso, à margem da cerimónia de reabertura de três Jardins de Infância em Achada Grande Trás, Bela Vista e Tira Chapéu.

Segundo dados de um levantamento feito pela gestão do mercado do Plateau, há seis meses, o mercado acolhia 108 crianças, que diariamente acompanham as suas mães durante o período de negócio, facto que as limita em termos de educação.

Abordado pela Inforpress sobre esse assunto, a vereadora de Ação Social manifestou a preocupação da edilidade face a esta situação que, conforme explicou, já faz parte do plano de atividade da direção no sentido de se criar uma creche para albergar essas crianças.

Entretanto, indicou que a dificuldade maior tem sido a localização do espaço adequado, porquanto, a autarquia quer que seja um espaço no Plateau de forma a facilitar as mães que desenvolvem a sua atividade no mercado.

Em relação aos três jardins-de- infância em Achada Grande Trás, Bela Vista e Tira Chapéu que foram reabertos hoje com cerimónia presidida pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, a vereadora disse que é mais um sinal de que a edilidade está a investir para uma “maior e melhor inclusão das crianças” no sistema educativo.

Conforme indicou, o objetivo da edilidade é chegar aos bairros com maiores necessidades, e às crianças com alguma vulnerabilidade social, para que possam garantir melhores condições de educação das mesmas, pelo que apostam sobretudo nos espaços físicos dos jardins sob a tutela da autarquia.

As infraestruturas em apreço foram contempladas com um conjunto de obras de requalificação que incluíram pintura, trabalhos de reparação nas cozinhas e construção de novas casas de banho, aquisição de novos mobiliários, requalificação do pátio, entre outros, num valor de 4 mil contos.

Para o próximo ano letivo, a edilidade vai reabilitar mais três jardins nas localidades de Várzea, Matão e Ponta d´Agua e ainda estão a analisar a possibilidade de alargar as turmas nesses jardins para que se possa albergar mais crianças.

Jardim Infantil
Praia créditos: Inforpress