Alugar um apartamento é um grande passo a ser dado, ter um espaço só seu ou até mesmo dividi-lo com outra pessoa é uma experiência de vida ótima. Mas para isso, é importante que tenha paciência para encontrar uma casa sem começar a ficar desesperado. Para ajudá-lo selecionámos algumas dicas fundamentais, que vão permitir que se mantenha otimista e encontre o espaço que tanto deseja.

Necessidades - É importante que tenha consciência do que precisa quando for alugar um apartamento. Coloque diversas questões a si mesmo, como o tamanho, para quantas pessoas vai ser, se quer ter uma varanda ou um quintal. Assim, que tiver tudo esclarecido na sua mente, é altura de começar a fazer a pesquisa.

Pesquisa - Agora que já sabe aquilo que pretende, é fundamental que inicie uma pesquisa. Procure casas de acordo com o seu orçamento, no centro ou até mesmo, nas localidades mais próximas.

Contas - É importante que tenha presente, que não precisa de se preocupar apenas com o valor da casa. Lembre-se que existem mais gastos, como é o caso da água, luz, gás, internet, entre outros, e por isso, é importante que se organize e se mantenha dentro do seu orçamento.

Documentos - No caso do aluguer da casa, é importante que tenha consciência que a documentação pode mudar de imobiliária, para imobiliária e por isso, é necessário que verifique que tem pelo menos o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e o Comprovativo de rendimentos atualizado, para que não tenha nenhum problema.

Zona - Para tudo ser perfeito, precisa de encontrar a sua casa de sonho numa zona de sonho. É claro que o seu orçamento influencia muito, mas tem muitas zonas que embora sejam mais "pobres", tem riqueza nas pessoas que lá vivem e também naquilo que tem para lhe oferecer.

Análise - Sempre que for ver apartamentos é importante que se certifique, que está tudo a funcionar e nesses casos, não tenha problemas em verificar luzes, janelas e até mesmo o autoclismo. Nada pior do que mudar-se e descobrir alguns problemas, certo?!

Fotografias - Fotografe toda a casa, descubra quais os melhores ângulos, onde irão ficar os seus móveis e acima de tudo, tenha atenção a pequenos detalhes que possam estar danificados. Assim, terá uma prova em como não foi você que os fez e por isso, o proprietário não poderá exigir nada em troca.

Horários - Se está prestes a dizer o sim aquela casa, não o faça sem antes a visitar a diferentes horas do dia. Isto, vai permitir-lhe ter uma noção mais pormenorizada sobre o apartamento em si e as suas condições.

Contactos - Peça conselhos e dicas a quem mora na zona ou que já morou, assim será mais fácil obter informações sobre onde está inserido o seu futuro imóvel.

Animais - Se tem animais ou pretende ter, é muito importante que questione desde o inicio o proprietário. Assim, irá conseguir descartar logo todas as casas, que não permitam animais e encontrar o espaço perfeito para si e para o seu amigo de quatro patas.

Paciência - Por muito tempo que possa demorar a procura de casa, o fundamental é que se mantenha positivo e motivado. Lembre-se que com paciência tudo se consegue e por isso, há que saber tê-la.