Nascido em 1896, este agricultor é o homem mais velho do mundo

"Don Celino" tem 121 anos e é quatro anos mais velho do que a pessoa que viveu mais anos no mundo, segundo o livro de recordes do Guinness.
créditos: Flickr

Nascido em 1896 - quatro anos antes da atual pessoa mais antiga do livro do Guinness, Nabi Tajima - Jaramillo perdeu o seu certificado de nascimento há 20 anos quando um incêndio atingiu e devastou a casa onde residia.

No seu cartão de identidade, o ano de nascimento é 1896, e ninguém no Chile - nem mesmo o presidente e ministro da Justiça (que lhe entregou pessoalmente um cartão de identidade renovado em 2016) - duvida da longevidade deste chileno.

"Depois de verificar os nossos registos, percebemos que Celino Villanueva Jaramillo nasceu efetivamente  a 25 de julho de 1896 e continua vivo", disse Jacqueline Salinas, uma responsável do departamento demográfico do gabinete oficial de estatísticas do Chile.

Jaramillo nasceu na cidade de Río Bueno, a cerca de 50 quilómetros da capital regional de Valdivia.

Os detalhes exatos sobre a sua juventude são agora difíceis de verificar, já que a comunicação com este homem centenário é limitada. Com apenas 10% de visão por causa das cataratas que lhe tomaram conta dos olhos, "Don Celino" está 85% surdo e sem dentes.

Sabe-se que durante toda a vida trabalhou como agricultor até completar 80 anos, quando foi dispensado e substituído por um jovem. Nessa altura mudou-se para a cidade costeira de Mehuín.

Vive à custa da pequena pensão que lhe foi atribuída, dos vegetais que foi plantando, cujo excedente vendia para o comércio local, e do carinho de alguns familiares distantes que, amiúde, o visitam.

Jaramillo nunca casou, nem teve filhos.

Veja ainda15 coisas que nos tiram anos de vida

Saiba maisEstes 10 alimentos devolvem-lhe 10 anos de vida (no mínimo)

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários