Adicione sabor e subtraia calorias aos seus pratos com estes molhos de iogurte

    Receitas ligeiras ganham uma nova dimensão com molhos de iogurte. Alguns de inspiração oriental, outros adaptando receitas base. Todos eles garantem sabor acrescido à mesa.

    10 sobremesas gulosas para mimar uma boa refeição

    Não é preciso um grande investimento de tempo para obter deliciosas sobremesas. Pode, gerir a quantidade de açúcar para as tornar mais equilibradas. O importante é o prazer que nos trazem a fechar a refeição.

  • As melhores formas de cozinhar sem gordura

    Nos dias que correm, todo o cuidado é pouco. Saiba quais são os utensílios e os métodos de culinária que lhe permitem fazer uma alimentação mais saudável e variada.

    10 sumos e batidos que o vão fazer adorar frutas e vegetais

    Todos sabemos como é importante a ingestão em doses certas de frutas e vegetais. Há quem torça o nariz a estes alimentos. Uma boa forma de nos aproximarmos deles é vê-los de outra forma. Estes sumos e batidos são um começo.

    Siga estes truques engenhosos e conserve frutas e vegetais por mais tempo

    Seguindo estas dicas não está só a ganhar na qualidade dos alimentos que leva à mesa, mais frescos e sem perda de nutrientes. Está, também, a poupar na carteira. Quantas vezes já deitou fora batatas, cebolas, cenouras, maçãs podres ou demasiado maduras para consumo?

  • Como confecionar a Geneoise perfeita

    Esta é, provavelmente, uma das massas de base mais utilizadas em pastelaria. Bastam quatro ingredientes (nem carece fermento) para obter um bolo simples. Pode, ainda, ser uma excelente base para bolos de camadas, tortas, charlottes

    Aprenda a fazer sushi

    Surpreenda os seus familiares e amigos com uma refeição japonesa preparada por si. Com as dicas do chef Tomaki Kanazawa e com os utensílios certos, verá que até nem é muito difícil!

    Bolos há muitos e estes de coco estão entre os melhores

    Multifacetado na cozinha, o coco é um verdadeiro campeão na doçaria seja ralado, ao natural, como farinha, leite, água ou mesmo o óleo. Confira isso mesmo nestas receitas de bolos.

    9 erros na cozinha que podemos facilmente evitar

    Embrulhar os alimentos na face errada da folha de alumínio, conservar os ovos na porta do frigorífico, conservar as cebolas com casca no frio. Estes são três, entre muitos exemplos, de gestos errados nas nossas cozinhas. Explicamos o caminho certo.

  • Manteigas de frutos secos que se fazem em casa num ápice

    Mais saudáveis do que a margarina e a manteiga à base de natas, os cremes vegetais para barrar também podem ser usados para cozinhar alimentos.

    10 bolos que combinam bem com o chá ou o cafezinho

    São os chamados bolos de conforto caseiro. Não nos ocupam muito tempo na produção, são fáceis de confecionar e levam poucos ingredientes. Sabem muito bem com o chá ou café, seja ao pequeno almoço, ao lanche ou ao serão. E são verdadeiramente um aconchego ainda quentes.

    Como assar todo o tipo de vegetais

    Saborosos e saciantes, os vegetais assados no forno são uma refeição excecional, sobretudo quando o tempo começa a arrefecer e precisamos daquele aconchego. Siga os nossos conselhos para dominar esta técnica.

  • Comer comida picante pode fazer-nos viver mais 10 anos

    Um novo estudo publicado este mês na revista científica PLoS One adianta que pode haver uma relação entre a ingestão de comida picante e uma esperança de vida cerca de 10 anos mais longa.

    10 alimentos que, provavelmente, sempre cortou mal

    Com estas técnicas simples para cortar e descascar alimentos verá que poupa trabalho, economiza, pois tem menos desperdício e, sobretudo, contorna as irritações. Laranja, alho, quivi, gengibre, entre outros frutos e vegetais, vão deixar de ser uma dor de cabeça na hora de os levar à mesa.

  • Saiba como fazer gotas de iogurte, um snack saudável

    Trata-se de um snack muito fácil de produzir, não exige competências especiais na cozinha e recorre, apenas, a um ingrediente, o iogurte. As crianças adoram.

  • Como escolher as melhores curgetes

    Muitos portugueses ainda o ignoram mas este é um legume que deve fazer parte da sua dieta alimentar. No entanto, há umas que são preferíveis a outras. Saiba quais são as mais recomendadas.

  • O que fazer para aproveitar as sementes do tomate

    Se tem uma pequena horta ou um canteiro livre em casa, pode aproveitar para cultivar este fruto. Veja os cuidados a ter para ser bem sucedido nesta tarefa.

  • Como tirar partido das sementes de chia sem prejudicar a sua saúde

    Ricas em ácidos gordos e ómega 3 e 6, são essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos e uma mais-valia para quem quer perder peso. Mas também exigem precauções!

  • Folha de louro, uma aliada da cozinha de sabor apurado

    Casa na perfeição com inúmeros cozinhados. Podemos incorporar o louro fresco, seco ou em pó, nas sopas, nos molhos, nos guisados, nos grelhados, em caldos, em marinadas, entre muitos outros preparos.

  • Livro: Depois dos excessos das festas que venham as sopas e os consomês

    Longe vai o tempo em que a sopa era tida e vista como o pratinho quente que antecedia o principal. A sopa apela à criatividade, saúde e bem-estar. Não é apenas preâmbulo à refeição, pode ser um estilo de vida. O livro “Souping” explica isso mesmo e promete ajudar-nos a queimar aqueles quilinhos a mais.

    15 invenções na cozinha que nos poupam muitas irritações

    Nem todos nascemos fadados para o corte de faca perfeito sobre a tábua de alimentos. Nem tão pouco somos obrigados a olho certeiro na hora de estimar a quantidade de massa que vai ao tacho. Na realidade, estas tarefas podem tornar-se bem divertidas com estes simples utensílios. Encontra-os em lojas da especialidade e no comércio virtual.

    Em 2017 não deixe as entradas entregues à monotonia

    Barrar tostinhas com um simples patê, um despejar um pacote de azeitonas numa taça não é, convenhamos, um grande momento à mesa. Com poucos ingredientes e em breves minutos consegue produzir entradas maravilhas. Experimente.

    Reserve 30 minutos na cozinha e prepare estas receitas com camarão

    Na noite de passagem de ano esqueça o simples camarão cozido e opte por lhe acrescentar cor e sabor. Faça, inclusivamente, destas propostas com marisco o prato principal

  • Ferrero: a história da marca que é uma verdadeira tentação

    Com 70 anos de história, a empresa italiana Ferrero vangloria-se de dois feitos impressionantes: abrange um terço do consumo mundial de avelãs e produz uma quantidade anual de Nutella equivalente ao Empire State Building.

    Bacalhau cozido com todos é bom. Mas estas receitas são ainda são melhores

    É inegável que uma boa posta de bacalhau cozida, com batata, couve e grão é um deleite. Mas não menosprezemos a capacidade deste peixe para incorporar pratos plenos de criatividade. Deixamos 9 sugestões que vão conquistar.

    Este ano vamos comer as árvores de natal?

    Quando se trata de deixar uma travessa bonita a imaginação não tem limites. Na blogosfera e redes sociais as árvores de natal são motivo para muito assunto e decoração usando alimentos. Fazemos uma seleção das mais fotogénicas. Ficam como sugestão para que as possa reproduzir em casa.

    10 patês caseiros fáceis para levar às mesas de festa

    Servem bem em mesas de festa, mas também no dia-a-dia, quanto aperta a fome e nos apetece trincar algo guloso. Todos estes patês preenchem esses requisitos, alguns juntando outro argumento: são pouco calóricos.

    Aceite a sugestão e divirta-se a fazer e a comer estas pipocas caseiras

    É tão simples reproduzir em casa a receita de pipocas que comemos refastelados no cinema. Com a vantagem de lhes acrescentar sabores extra, como o caramelo ou mesmo corante alimentar.

    7 trufas de chocolate que resultam sempre bem

    Este é um dos doces que o principiante na cozinha (e não só) adora produzir. Regra geral não leva fogão, faz-se com poucos ingredientes e não suja praticamente nenhuma louça. Mão à obra?

    Salve do lixo estes 12 alimentos e enriqueça a sua cozinha

    A casca do ovo, as passas ressequidas, uma banana madura, molhos sobrantes não têm obrigatoriamente de acabar no lixo. Saiba que há estratégias para os conservar, potenciar e salvar, introduzindo-os em pratos deliciosos.

  • Inglês produz e comercializa a primeira vodka feita de leite de vaca

    O método não é novo. Na fria Mongólia as populações locais há muito que produzem vodka a partir de leite. Jason Barber, um inglês de Dorset, percebeu o potencial do negócio. Em três anos apurou o processo e, agora, é único no mundo a comercializar a vodka de leite.

    Hoje é o Dia das Bolachas. Vamos começar a pensar no natal?

    Não é certa a origem deste Dia das Bolachas e há mesmo quem arrisque afirmar que terá nascido nos anos de 1980, inspirado na Rua Sésamo e no famoso monstro devorador de bolachas. Mitos urbanos à parte, fazer bolachas caseiras é uma tarefa divertida. Estas, de natal, são disso exemplo.

  • Sabe realmente abrir uma garrafa de vinho?

    Ao comprar um saca-rolhas (manual) devemos optar por um modelo que tenha duas alavancas, uma navalha e uma hélice em teflon. Explicamos porquê.

    Dia Mundial do Origami: Dobra a dobra faça esta comida de papel

    Hoje, 11 de novembro, celebra-se o Dia Mundial do Origami, a arte nipónica de dobrar papel para representar um número infinito de objetos ou seres o que, naturalmente, inclui os alimentos. O japonês Fumiaki Shingu, mestre no Origami, ensina-nos algumas dobras elementares para criar esta comida de papel.

  • “O consumidor tem de perceber que é um sinal de inteligência comer leguminosas”

    Quantas vezes desmerecemos um prato só porque tem grão, feijão ou lentilhas? Estes são alimentos ricos, diversos e económicos, entre muitos outros atributos. Cláudia Viegas, nutricionista e docente, traz-nos bons argumentos para alterarmos a forma como comemos e o que comemos. Uma dieta onde não faltam muitas leguminosas.

  • Há muitas maneiras de fazer marmelada

    Maria de Lourdes Modesto deu a uma plateia atenta a receita da verdadeira Marmelada Branca de Odivelas. De todas as versões conhecidas, esta é a que lhe foi transmitida por uma antiga trabalhadora do Convento.

    Como fazer bombons

    Francisco Siopa é um dos mais respeitados 'chocolatiers' em Portugal. Com loja em nome próprio no Mercado da Vila, em Cascais, mostra-nos, passo a passo, como fazer bombons.

    Não há como resistir a 12 tartes como estas

    Fáceis de produzir, económicas, com recurso a poucos ingredientes. Por si, estes argumentos bastam para aquecermos o forno e prepararmos estas delícias. Depois, é resistir-lhes e não as comer ainda quentes.

    “Doçuras ou Travessuras” com sabor a abóbora para a noite de Halloween

    Noite de Halloween que se preze não dispensa a abóbora e, se esta for doce, está meio caminho andado para um serão bem passado. Bolos, broas, biscoitos, cremes, muffins não sãoo difíceis de fazer e emprestam a sua graça à mesa.

    Buuuuuu...um susto de receitas para o Halloween

    A data é sempre ocasião para nos divertirmos, especialmente se houver crianças em casa. Temos algumas propostas pavorosamente fáceis de fazer e com aspeto horripilante para brincar ao Halloween.

    Massas para todos os gostos

    No dia internacional das massas, venha conhecer alguns tipos de massa para experimentar na sua próxima receita.

    Comer ou não comer massa? 10 motivos saudáveis para fazê-lo

    Volta e meia a dúvida surge: devo ou não comer massa? Os conselhos são da nutricionista Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Hoje é o Dia Mundial das Massas.

    10 sopas reconfortantes para quem não tem tempo para a cozinha

    Com estas receitas a falta de tempo não é desculpa para não levar à mesa sopas nutritivas, saborosas e económicas. E, como são reconfortantes, agora que o tempo farrusco se instalou.

  • Sete boas razões para incluir pão na sua alimentação diária

    A 16 de outubro assinala-se o Dia do Pão e da Alimentação.

    Já conhece os nossos veggie burgers?

    Nestes hambúrgueres vegetarianos, a proteína não vem da carne nem do peixe, mas sim de leguminosas, cereais, tubérculos e frutos secos. Vamos experimentar?

  • Como fazer e o que se pode fazer com a batata-doce?

    Antes de passarmos à parte prática de como cozinhar a batata-doce, vamos começar pelos os benefícios e saber o porquê de a incluir na nossa alimentação.

    Sobrou comida? Saiba como aproveitar!

    Chega ao fim do mês a contar os tostões? Tem dificuldade em medir as porções de comida e acaba sempre por ficar com esparguete a mais? Quer dar novo uso aos alimentos que sobraram de ontem? Temos soluções para a sua cozinha!

    10 chips de frutas e vegetais para afastar os fritos do seu prato

    Não há desculpas para omitir do prato estes chips leves, saudáveis e fáceis de confecionar. Os ingredientes são comuns nos nossos mercados, a produção das receitas muito simples e uma ótima alternativa para evitar frituras e gorduras.

    Torne o iogurte natural numa festa de sabor com estes 8 alimentos

    O cenário é frequente: enfrentamos a embalagem de iogurte natural sem vontade de lá meter a colher. Falta-lhe cor, sabor, mas impõe a dieta acrescentar este alimento à refeição. Saiba que há ingredientes que, em segundos, trazem uma nova dimensão ao iogurte. E são ótimos.

    Siga os códigos de cores e crie estes smoothies fabulosos

    Quando o engenho criativo de uma sueca, casa com a paixão pela cor e por smoothies, arriscamo-nos a ter uma experiência bastante agradável. Estas bebidas são vibrantes, frescas e saudáveis. E chegam acompanhadas com código de cor. Mais fácil é impossível.

    No Japão pandas e pokémons de arroz espreitam de dentro das lancheiras

    São pequenas obras-primas comestíveis que encantam os mais pequeninos. As mães japonesas são exímias a preparar o bentô, marmitas individuais que apelam à imaginação, com ingredientes tão comuns como arroz e legumes.

    Já pensou no que pode pintar com uma simples chávena de café?

    O gesto é quotidiano. Pedimos o café, abrimos o pacotinho de açúcar, vertemos e mexemos a bebida revigorante. E se, ao invés deste roteiro, pegássemos num pincel e utilizássemos esse mesmo café para pintar? É o que faz um jovem indonésio.

    Chamam-lhe o “chapeleiro louco da cozinha” mas os seus pratos são geniais

    É inglês, chefe de cozinha três estrelas Michelin, gere um dos melhores restaurantes do mundo. Heston Blumenthal reinventou a cozinha. Casou culinária com química e história, reinterpreta receitas do século XVI e é capaz de arrancar lágrimas aos comensais. É louco? Há quem assim pense.

    Corrija os erros na cozinha

    Se não é nenhum chefe de renome de certeza que já cometeu algum destes erros. Saiba como evitá-los e conheça alguns truques para salvar os seus pratos.

    8 temperos que acrescentam sabor extra às suas saladas

    Há centenas de diferentes temperos todos deliciosos que, dependendo da sua escolha, poderão mudar por completo uma salada. Podem ser leves e acres, ricos e cremosos, frescos e frutados ou ácidos e fortes. Os temperos que encontra neste dossier são verdadeiros clássicos.

  • Sabe quem inventou a Piza? Teste-o neste quiz

    Sobre a piza podemos colocar 1001 perguntas, tantas as histórias e abordagens que acompanham este prato que conquistou quase todo o mundo. Onde nasceu? Como se disseminou? Quais as pizas mais famosas?

  • Marisco no verão: é ou não uma boa opção?

    Será que o marisco é um dos principais responsáveis pelo aumento dos níveis de colesterol? Conselhos na hora de escolher e confecionar o marisco segundo o Programa Nacional de Promoção Alimentar Saudável da Direção-geral de Saúde.

  • Nunca esquece os pormenores dos filmes que vê? Teste isso mesmo aqui

    O mundo do cinema está repleto de filmes que abordam a alimentação. A Sétima Arte descobriu o poder dos ingredientes como pretexto para narrar histórias intemporais. Mas, será que conhecemos de facto a comida em formato grande ecrã?

  • Diversificação alimentar na infância: as normais que são consensuais

    Durante os primeiros meses de vida, o bebé alimenta-se exclusivamente de leite materno e/ou infantil. A partir dos 4 a 6 meses o leite não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais do bebé. Nesta altura, a maturidade gástrica e digestiva já permitem a introdução de novos alimentos. Um artigo de Ana Rita Lopes, nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Regresso ao trabalho. O que almoçar fora de casa?

    Existe cada vez mais uma maior tendência para levar almoço para o trabalho, mas a dose de tempo e paciência não é igual para todos. Um artigo de Ana Rita Lopes, Nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.