Mulher dá à luz bebé concebido a partir de embrião congelado há 25 anos

Emma nasceu em Novembro, mas foi concebida em 1992. A mãe, que agora deu à luz a bebé, tinha na altura um ano e meio.

Uma mulher de 26 anos deu à luz nos Estados um bebé concebido a partir de um embrião congelado há 25 anos, um recorde de antiguidade segundo a imprensa local.

Emma Wren é o nome da menina que nasceu nos Estados Unidos, a partir de um embrião armazenado no Tenessee em outubro de 1992, há 25 anos, um ano e meio depois do nascimento da mãe, Tina Gibson. "Eu só queria ter um bebé", comenta a jovem, que afirmou à cadeia de televisão CNN que não queria saber se a sua bebé representava ou não um recorde,

Feliz, a mais nova mãe, disse que a filha é o seu "presente de Natal". O bebé pesa três quilos e mede 50 centímetros.

Tina Gibson ficou grávida em março após tratamentos de inseminação artificial. O parto aconteceu a 25 de novembro. O pai, Benjamin Gibson, de 33 anos, disse sentir-se apaixonado pela criança.

Veja ainda: 10 alimentos que as grávidas estão proibidas de comer

Infertilidade

Tina casou-se há sete anos com Benjamin Gibson. O casal nunca tinha filhos, porque Benjamin sofre de fibrose quística, uma doença hereditária que pode provocar infertilidade.

Perante esta condicionante, o casal, que nunca escondeu o desejo de ter uma família maior, optou, diversas vezes, pelo acolhimento temporário de crianças.

Mas, segundo a CNN, foi uma conversa entre Tina Gibson e o seu pai que despoletou no casal a possibilidade de experimentar outro tipo de métodos.

"Eu vi uma coisa nas notícias. Chama-se adoção de embriões e, basicamente, eles implantam um embrião dentro de ti, que dá origem a um bebé", recordou Tina à CNN, citando as palavras do pai.

Antes deste caso, o embrião congelado mais antigo a ser implantado com sucesso tinha 20 anos.

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários