Risoterapia, a técnica que ajuda a libertar o nosso anti-depressivo natural

A risoterapia é uma técnica psicoterapêutica que produz benefícios mentais, físicos e emocionais a partir do riso. É na libertação da serotonina que está o segredo. Conversámos com Sabrina Tacconi, risoterapeuta, para conhecer melhor este tipo de terapia.

SAPO Lifestyle: É possível combater a depressão com risoterapia?

Sabrina Tacconi: A risoterapia não pode ser considerada uma terapia por si só. Uma depressão deve ser bem acompanhada desde início por um psicólogo e, se for o caso, por um psiquiatra também.

A risoterapia ajuda enormemente no processo terapêutico convencional. Quando rimos, libertamos serotonina que é o nosso anti-depressivo natural. O nosso cérebro não distingue o riso "trabalhado" do riso verdadeiro e procede à libertação de substâncias químicas positivas tanto para a nossa mente como para o nosso organismo, ajudando-nos assim a sentirmo-nos muito melhor no processo de tratamento e de cura.

Sabrina Tacconi
Sabrina Tacconi, risoterapeutacréditos: DR

SAPO Lifestyle: Como é que a risoterapia ajuda nesse processo de recuperação do bem-estar físico e mental?

Sabrina Tacconi: Um dos sintomas típicos da depressão é o tédio que sentimos por tudo o que nos rodeia. Nada nos agrada e nada nos diverte. Quando rimos conseguimos lidar melhor com o quotidiano e dessa forma resolvemos os pensamentos menos positivos mais facilmente. Isso anima-nos porque começamos a ver que no final do dia talvez a vida não seja tão complicada e tão cinzenta.

Rir ajuda-nos a devolver a cor à nossa vida.

SAPO Lifestyle: Que outros benefícios podemos obter a partir desta terapia?

Sabrina Tacconi: Os benefícios da prática diária de riso incondicional são inúmeros, sendo os mais importantes os seguintes: libertamos serotonina (o nosso anti-depressivo natural); libertamos endorfinas (hormonas paliativas da dor e que provocam uma agradável sensação de bem-estar); fortalece o sistema imunitário; emagrece; ajuda no processo de gravidez; limpa o sistema respiratório e oxigena a mente e o corpo; é uma massagem cardiovascular; aumenta a criatividade e desenvolve ou faz-nos relembrar que temos sentido de humor.

SAPO Lifestyle: Como funciona uma sessão de risoterapia?

Sabrina Tacconi: Uma sessão de riso é uma dinâmica de grupo interativa onde todas as pessoas realizam exercícios de riso. Passamos do riso trabalhado ao riso verdadeiro e do sistema simpático ao sistema para-simpático, encontrando dessa forma um profundo estado de relaxamento.

Rir é contagioso e ainda bem. 10 benefícios do riso

Comentários