Porque é que algumas pessoas conseguem ouvir este gif silencioso?

Depois das cores do vestido que dividiu a Internet, há agora um novo dilema nas redes sociais: é um gif silencioso que parece estar a ser ouvido por milhares de internautas.

Há quem diga que ouve sons provenientes de um gif silencioso, embora a imagem não passe de uma animação sem som de uma torre de alta tensão a saltar à corda. Originalmente criado em 2008 pela conta de Twitter @IamHappyToast – e classificado pelo Buzzfeed como uma das 26 imagens capazes de "quebrar o cérebro" –, o gif voltou a gerar dúvidas, escreve a BBC.

A médica e professora Lise DeBruine, do Instituto de Neurociências e Psicologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, partilhou a imagem no Twitter com a pergunta: "Alguém sabe porque conseguimos ouvir este gif?" A Internet dividiu-se.

Cerca de 30o mil pessoas já responderam ao questionário, sendo que mais de metade das pessoas (67%) garante ouvir o "som do bater".

Em entrevista à BBC, Lisa DeBruine admite não saber o motivo de algumas pessoas ouvirem o som. "Pensei que alguns dos cientistas visuais que sigo no Twitter me conseguissem explicar o caso, mas parece que há diversas explicações plausíveis e nenhum consenso claro".

Por outro lado, um psicólogo da Universidade City, em Londres, sugere que se trata de mais um exemplo da "teoria dos ouvidos visuais". Segundo o investigador, o fenómeno do gif barulhento está relacionado com a habilidade de algumas pessoas conseguirem ouvir objetos silenciosos em movimento. "Pode ser uma forma subtil de sinestesia, quando um sentido desencadeia outro", explicou Chris Fassnidge à BBC.

Veja aindaAs 10 modas saudáveis mais recentes (e estranhas)

Saiba mais: As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários