Está a perder gordura ou músculo? Nutricionista explica segredo da dieta perfeita

Quem quer perder peso, quer fazê-lo rapidamente e por isso procura dietas com resultados imediatos, que muitas provocam perdas de músculo e água em vez de gordura, alerta a nutricionista Graciela Moreira.

A perda exclusiva de massa muscular e água leva, geralmente, à recuperação do peso perdido no final das dietas. "A solução passa por equilibrar uma alimentação saudável a uma rotina de exercícios indicada, que permita perder gordura e aumentar massa muscular simultaneamente", defende a nutricionista Graciela Moreira.

Tudo isto tem uma explicação e pode não ser culpa do seu metabolismo: "tem a ver com o facto de a maior parte das dietas apenas permitir a perda de peso com base na diminuição de massa muscular ou de água no corpo, em vez de através da diminuição de gordura", assevera a especialista.

Perder peso ou perder gordura

"O mais fácil de conseguir – mas o menos desejado – é perder peso às custas da perda de massa muscular ou de água. No entanto, o adequado é perder peso através da queima das nossas reservas de gordura, ao mesmo tempo que as substituímos por massa muscular", explica Graciela Moreira.

Veja ainda: Os 10 desportos que queimam mais calorias

Saiba maisOs 20 alimentos termogénicos mais recomendados para ajudar a queimar calorias

Para esta especialista, muitas dietas que visam perda de peso acabam apenas por resolver a retenção de líquidos. "Aquilo que devemos fazer é combinar um tratamento personalizado de perda de peso com uma rotina completa de exercício físico, que nos permita aumentar a massa muscular", aponta.

Como escolher uma dieta?

"O mais importante, ao escolher uma dieta, é optar por uma que nos permita atingir o nosso objetivo e, sobretudo, não recuperar o peso perdido. Muitas dietas prometem a perda de peso, mas devemos confiar naquelas que combinam uma reeducação alimentar com um plano de exercício personalizado", salienta a especialista do método Pronokal.

Comentários