10 alimentos que fortalecem a memória

O cérebro é maioritariamente composto por gordura e água, com 100 biliões de células cerebrais (neurónios) responsáveis pelo pensamento, aprendizagem, emoções e estados de humor. Conheça as recomendações da nutricionista Carla Rodrigues Ferreira.

As ligações entre os neurónios são responsáveis pelo registo e armazenamento de memórias antigas e recentes. De cada vez que aprendemos algo novo, novas ligações são estabelecidas.

Este processo de comunicação entre neurónios chama-se neurotransmissão e os impulsos elétricos libertam mensageiros químicos, os neurotransmissores, que levam a informação a outros neurónios.

Esta passagem de informação é o processo base da aprendizagem. Para que tudo isto aconteça da melhor maneira são utilizados nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais, fontes de energia como os hidratos de carbono e substâncias antioxidantes com efeitos protetores. Diversos estudos demonstram a relação entre estes nutrientes e as funções de aprendizagem do cérebro.

10 alimentos que fortalecem a memória

Manter uma alimentação variada, equilibrada, colorida e natural, deve tomar sempre um bom pequeno-almoço, fazer pequenos snacks e manter bons níveis de hidratação. Só assim poderá manter o nosso bom estado de saúde, de uma forma geral, e a sua saúde cerebral de uma forma particular.

As recomendações são da nutricionista Carla Rodrigues Ferreira, diretora da clínica Makai.

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários