Exercícios para fortalecer a zona abdominal

Os exercícios abdominais servem para fortalecer os músculos, não para emagrecer. Primeiro é preciso perder a gordura abdominal para depois começar a aparecer os músculos definidos.

Abdominais

Centro de Gravidade

Apesar do desenvolvimento contínuo de equipamentos que prometem músculos abdominais e paravertebrais definidos, de uma forma geral as pessoas não exercitam esses músculos suficientemente, seja nas atividades diárias ou durante a realização de atividade física.

Esta musculatura muitas vezes chamada de “músculos do centro” tende a enfraquecer com o avanço da idade, a não ser que exercícios específicos sejam executados. Músculos abdominais e paravertebrais fortes ajudam a melhorar a dor nas costas, especialmente a forma mais comum que é causada por lesão de tecidos moles ou musculares. Consequentemente, o fortalecimento destes músculos deve fazer parte de um programa de exercícios equilibrado.

Exercitar a musculatura abdominal e paravertebral deveria ser um hábito incluído na rotina diária para promoção de uma boa saúde, tal como escovar os dentes.

Para obter os benefícios de músculos abdominais e paravertebrais fortes, uma série completa de exercícios dura somente 10 a 20 minutos.

Benefícios dos Exercícios para fortalecer os Músculos Abdominais e Paravertebrais

Músculos estabilizadores fracos e encurtados podem sofrer espasmos dolorosos e lesões que os impedem de executar sua função protetora de forma adequada. Os músculos comprometidos podem também provocar problemas na estrutura óssea da coluna devido à postura incorreta proveniente de fraqueza muscular, elevando assim o risco de dor ou lesão na coluna. Consequentemente, o fortalecimento dos músculos paravertebrais e abdominais pode:

  • Reduzir a probabilidade de ocorrerem episódios de dor na coluna
  • Reduzir a intensidade da dor na coluna
  • Proteger contra lesões respondendo eficientemente ao stress
  • Auxiliar na prevenção de uma possível cirurgia
  • Facilitar e melhorar de uma dor na coluna
  • Facilitar a reabilitação pós-operatória
  • Melhorar a postura
Dica:

É aconselhável trabalhar esta musculatura com profissional qualificado, pois os benefícios dos exercícios dependem da sua adequada realização. Considere, por isso, a possibilidade de treinar, numa 1ª fase, sob a orientação de um Personal Trainer, para aprender a forma correta de se exercitar visando as suas necessidades físicas específicas. A execução de um treino individualizado é particularmente aconselhada no início da rotina de exercícios de estabilização lombar para assegurar que a musculatura correta está a ser recrutada.

Veja na página seguinte exemplos de exercícios paravertebrais:

Comentários