Dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes

Pessoas com menos horas de sono parecem menos atraentes, segundo um estudo publicado pela "Royal Society of Open Science".

Depois deste estudo, a expressão "sono de beleza" nunca fez tanto sentido. Bastam duas noites mal dormidas para tornar a pessoa "significativamente mais feia", conclui um estudo do Instituto Karolinska, na Suécia.

Os cientistas convocaram 25 estudantes universitários, homens e mulheres, e pediram-lhes que tentassem dormir bem nas duas primeiras noites e, uma semana depois, que dormissem apenas quatro horas durante duas noites.

Após as noites mal e bem dormidas, foram tiradas fotos dos voluntários sem maquilhagem. Em seguida, pediram a 122 estranhos - homens e mulheres de Estocolmo - para dar notas por atratividade, aparência, estado de saúde e fiabilidade. Perguntaram ainda segundo uma determinada escala: "Quanto gostaria de socializar com a pessoa da foto?".

Em geral, os estranhos conseguiram notar se a pessoa parecia cansada e, nos casos em que parecia sonolenta, a atratividade foi relativamente menor. Quem avaliou as fotos também se mostrou menos interessado em socializar com os estudantes cansados, que também foram vistos como menos saudáveis.

"Não quero deixar as pessoas preocupadas e fazer com que elas percam noites de sono por causa destes resultados", ironizou a autora principal do estudo, a neurocientista Tina Sundelin.

10 riscos para a saúde de quem passa demasiado tempo na cama

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários