3 cuidados obrigatórios a ter com a carne depois de a comprar

Cozinhá-la bem é uma das recomendações dos especialistas mas existem outras precauções a ter em conta para evitar problemas de saúde. Saiba já quais são!

Três dias é o tempo máximo que deve manter a carne no frigorífico, crua ou cozinhada. Durante esse período, guarde-a sempre na zona mais fria. Mantenha-a também afastada de outros alimentos, sobretudo aqueles que estão prontos a comer e não exigem confeção, como é o caso da fruta, dos vegetais e dos queijos. Certifique-se também de que não existem perdas de líquido da embalagem e que a carne está bem resguardada.

Para a conservar por mais tempo, guarde-a no congelador convenientemente protegida, para não contaminar outros alimentos. Como forma de prevenção, lave bem as superfícies e as mãos antes de tocar noutros alimentos, de forma a evitar a contaminação cruzada, que passa de um alimento cru para outro que não vai ser cozinhado ou para os utensílios. Programe também as suas refeições atempadamente.

Descongele a carne no frigorífico antes de a cozinhar. Certifique-se de que a carne está bem cozinhada, seja qual for o modo de preparação. E, após a confeção, sirva-a de imediato. Não a deixe muito tempo à temperatura ambiente. Depois de cozinhada, não deve guardá-la mais do que dois ou três dias no frigorífico. Ao reaquecer, garanta que todas as partes da carne atingiram, pelo menos, 65º C.

artigo do parceiro:

Comentários