• Sabe realmente abrir uma garrafa de vinho?

    Ao comprar um saca-rolhas (manual) devemos optar por um modelo que tenha duas alavancas, uma navalha e uma hélice em teflon. Explicamos porquê. (Out of the Bottle)

  • “O consumidor tem de perceber que é um sinal de inteligência comer leguminosas”

    Quantas vezes desmerecemos um prato só porque tem grão, feijão ou lentilhas? Estes são alimentos ricos, diversos e económicos, entre muitos outros atributos. Cláudia Viegas, nutricionista e docente, traz-nos bons argumentos para alterarmos a forma como comemos e o que comemos. Uma dieta onde não faltam muitas leguminosas. (Sabores)

  • Há muitas maneiras de fazer marmelada

    Maria de Lourdes Modesto deu a uma plateia atenta a receita da verdadeira Marmelada Branca de Odivelas. De todas as versões conhecidas, esta é a que lhe foi transmitida por uma antiga trabalhadora do Convento. (Sabores)

  • Sete boas razões para incluir pão na sua alimentação diária

    A 16 de outubro assinala-se o Dia do Pão e da Alimentação. (Sabores)

  • Como fazer e o que se pode fazer com a batata-doce?

    Antes de passarmos à parte prática de como cozinhar a batata-doce, vamos começar pelos os benefícios e saber o porquê de a incluir na nossa alimentação. (Sabores)

  • Batido verde com couve e frutas da época

    Eu sei o que podem estar a pensar. Folhas de couve num batido! Mas a couve cá das ilhas de Cabo Verde por acaso é muito mais delicioso do que toda e qualquer couve que comi nos Estados Unidos durante quase 20 anos da minha vida. E olhem que por lá há uma certa variedade de couve. (Nuria Natural)

  • Leite tropical

    Este batido feito somente com ingredientes cultivados cá em Santo Antão é tão fortificante e saudável quanto é delicioso. (Nuria Natural)

    Siga os códigos de cores e crie estes smoothies fabulosos

    Quando o engenho criativo de uma sueca, casa com a paixão pela cor e por smoothies, arriscamo-nos a ter uma experiência bastante agradável. Estas bebidas são vibrantes, frescas e saudáveis. E chegam acompanhadas com código de cor. Mais fácil é impossível. (Sabores)

  • Arroz vermelho para combater o colesterol. Duas receitas saudáveis

    O arroz é um alimento muito presente na gastronomia portuguesa. O segredo mais bem guardado desta planta é que existe uma variedade ainda pouco conhecida que oferece diversos benefícios: rico em fibras, com baixo índice glicémico e efeitos comprovados na manutenção dos níveis normais de colesterol, o arroz vermelho é um forte candidato a entrar na casa dos portugueses. (Nuno Noronha)

    Já pensou no que pode pintar com uma simples chávena de café?

    O gesto é quotidiano. Pedimos o café, abrimos o pacotinho de açúcar, vertemos e mexemos a bebida revigorante. E se, ao invés deste roteiro, pegássemos num pincel e utilizássemos esse mesmo café para pintar? É o que faz um jovem indonésio. (Sabores)

    Chamam-lhe o “chapeleiro louco da cozinha” mas os seus pratos são geniais

    É inglês, chefe de cozinha três estrelas Michelin, gere um dos melhores restaurantes do mundo. Heston Blumenthal reinventou a cozinha. Casou culinária com química e história, reinterpreta receitas do século XVI e é capaz de arrancar lágrimas aos comensais. É louco? Há quem assim pense. (Sabores)

    8 temperos que acrescentam sabor extra às suas saladas

    Há centenas de diferentes temperos todos deliciosos que, dependendo da sua escolha, poderão mudar por completo uma salada. Podem ser leves e acres, ricos e cremosos, frescos e frutados ou ácidos e fortes. Os temperos que encontra neste dossier são verdadeiros clássicos. (Vogais)

  • Sabe quem inventou a Piza? Teste-o neste quiz

    Sobre a piza podemos colocar 1001 perguntas, tantas as histórias e abordagens que acompanham este prato que conquistou quase todo o mundo. Onde nasceu? Como se disseminou? Quais as pizas mais famosas? (Sabores)

  • Marisco no verão: é ou não uma boa opção?

    Será que o marisco é um dos principais responsáveis pelo aumento dos níveis de colesterol? Conselhos na hora de escolher e confecionar o marisco segundo o Programa Nacional de Promoção Alimentar Saudável da Direção-geral de Saúde. (Nuno Noronha)

  • Nunca esquece os pormenores dos filmes que vê? Teste isso mesmo aqui

    O mundo do cinema está repleto de filmes que abordam a alimentação. A Sétima Arte descobriu o poder dos ingredientes como pretexto para narrar histórias intemporais. Mas, será que conhecemos de facto a comida em formato grande ecrã? (Sabores)

  • Diversificação alimentar na infância: as normais que são consensuais

    Durante os primeiros meses de vida, o bebé alimenta-se exclusivamente de leite materno e/ou infantil. A partir dos 4 a 6 meses o leite não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais do bebé. Nesta altura, a maturidade gástrica e digestiva já permitem a introdução de novos alimentos. Um artigo de Ana Rita Lopes, nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa. (Nuno Noronha)

  • Regresso ao trabalho. O que almoçar fora de casa?

    Existe cada vez mais uma maior tendência para levar almoço para o trabalho, mas a dose de tempo e paciência não é igual para todos. Um artigo de Ana Rita Lopes, Nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa. (Nuno Noronha)

  • As formas mais saudáveis de preparar saladas

    Podem incluir vários tipos de hortícolas, fonte de vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e outros fitoquímicos benéficos para a saúde. Siga os conselhos da nutricionista Alva Seixas Martins (Revista Prevenir)

    Os cubos de comida perfeitos de dois excêntricos holandeses

    Uma dupla holandesa de criativos, Lernert & Sander, olhou para os alimentos e viu neles a oportunidade de desenvolver arte. Aqui não há manipulação digital da imagem, só ingredientes frescos, comuns nas nossas cozinhas, cortados no momento, formando um padrão geométrico perfeito. (Sabores)

  • Há bebidas que deve evitar se não quiser ter uma grande ressaca

    Um professor americano, do National Drug Research Institute, conseguiu identificar qual o tipo de bebida alcoólica que causa mais sintomas desagradáveis no organismo. (SAPO Lifestyle)

  • É foie gras? É uma pasta? Não, é um queijo com mais de 300 anos

    A descoberta de um queijo com mais de três séculos aconteceu quando um grupo de mergulhadores encontraram os restos do "Kronan", um navio de guerra afundado em 1676, no litoral sueco. Até podiam ter encontrado mais moedas, diamantes ou estátuas, mas acabaram por encontrar outro tipo de tesouro. (SAPO Lifestyle)

    8 saladas onde a fruta adiciona sabor extra

    Não são saladas de fruta. São saladas com vegetais, leguminosas, até mesmo carne, onde juntamos pedaços de fruta. Morangos, mirtilos, melão, melancia, pêssego, laranja, estão entre os alimentos que conferem uma dose extra de sabor e doçura ao prato. (Sabores)

  • O leite de vaca e as alternativas (em valores nutricionais)

    Saiba como escolher a melhor alternativa com a ajuda da nutricionista Ana Rita Lopes, da Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa. (Nuno Noronha)

  • Será que é seguro voltar a congelar alimentos depois de os descongelar?

    Voltar a congelar um alimento que já tenha passado pelo processo de descongelação é algo que pode ser feito caso sejam seguidas algumas regras. (Nuno Noronha)

  • “Saladas em Frasco” para comer fresco e saudável em qualquer lugar

    De cores vibrantes, frescas e saudáveis, estas saladas acondicionadas em frasco são uma mais-valia na alimentação quotidiana. Anna Baxter, autora deste “Saladas em Frasco”, apresenta-nos 65 receitas e muitas dicas de preparação e acondicionamento dos ingredientes. (Sabores)

    Estes talvez sejam os bolos mais perfeitos do mundo

    Uma confeiteira russa está a conquistar uma multidão de seguidores no Instagram. Um sucesso que Olga Noskova deve aos seus bolos espelhados, de superfície perfeita, cores inusitadas e bom gosto na finalização. (Sabores)

  • Ervas aromáticas e especiarias: A intemporal magia dentro das nossas cozinhas

    Ao vasculhar as memórias familiares em casa da sua avó, a Joana Andrade Nunes do blogue Camomila Limão, recuperou uma brochura antiquíssima com dicas para a boa utilização de cada erva aromática e especiarias. (Camomila Limão)

  • Descubra as utilidades do fermento

    Se pensa que o fermento só serve para fazer pão e bolos, engana-se, o fermento tem grandes benefícios quando utilizado como produto de beleza. Veja as nossas sugestões e experimente! (Strazzera)

  • Chás gelados para refrescar

    Com a chegada dos dias quentes, os chá gelados são uma opção de um refresco saudável e saboroso. Veja as nossas sugestões e prepare um chá ao seu gosto! (Strazzera)

  • “Nigirizushi” não tropece neste japonês

    «Nigirizushi», «Temakizushi»… e, pronto, já tropeçámos na língua. Para evitar complicações, fica o abecedário do sushi e de outras especialidades japonesas. (Sabores)

  • 21 truques de culinária que o vão transformar num chef e peras

    O site Bright Side reuniu alguns segredos de cozinha que prometem revolucionar os seus cozinhados caseiros. Ponha mãos à obra e solte o chef que há dentro de si. (SAPO Lifestyle)

    As saladas que uma japonesa transformou em bolos

    Chamam-se Vegiedeco Salads e são criadas pela mão da nipónica Mitsuki Moriyasu, uma food stylist que expõe e dá a provar os seus bolos, perdão, as suas saladas no Vegiedeco Café, em Nagoia no Japão (Sabores)

    7 estratégias para riscar o açúcar da sua dieta

    Para o açúcar não existe limites na intromissão na comida do dia-a-dia. Sabemo-lo nos bolos, nos gelados, nos bombons. Mas poucos o associamos ao pão, molhos e saladas. Mas ele lá está, assumindo diferentes formas: sacarose, maltose, lactose. Deixamos, aqui, algumas estratégias para evitar o açúcar à mesa. E para o substituir por alimentos menos prejudiciais à saúde. (Sabores)

    Aprenda a fazer um ovo de Páscoa de chocolate em casa

    A Páscoa está a chegar e o SAPO foi gravar um tutorial de como fazer um ovo de chocolate caseiro com a responsável do Atelier Pimentel, Liliana Pimentel. (SAPO Lifestyle)

  • Cozinhar a vapor ou em água quente?

    Será que a forma de confeção mais antiga do cozer os alimentos em água é a mais saudável na preservação do alimento? Ou será que cozer os alimentos ao vapor é melhor? (Holmes Place)

  • Como tornar os muffins menos calóricos

    Os mais pequenos adoram-nos. Patrícia Trindade, especialista em nutrição, explica o que pode fazer para que os seus fiquem ainda mais saudáveis (Revista Prevenir)

  • O que pode mudar nas receitas para fazer cupcakes mais light

    Se gosta destes bolos e tem o hábito de os preparar em casa, saiba o que pode alterar nas receitas originais para os tornar mais saudáveis (Revista Prevenir)

    Mexilhões à Bulhão Pato com malagueta

    Uma receita para apimentar o Dia de S. Valentim. (SAPO Lifestyle)

    Copos de morangos com creme mascarpone e pistáchios

    Adoçe a sua cara-metade com uma receita irresistível. (SAPO Lifestyle)

    Gambas picantes perfumadas com vinho branco

    A receita perfeita para impressionar a sua cara-metade num serão romântico. (SAPO Lifestyle)

    Espetada de morangos molhados em chocolate com pimenta rosa

    A sugestão ideal para encerrar um jantar romântico, acompanhado com um brinde de champagne. (SAPO Lifestyle)

  • Sabe qual é o quinto sabor?

    O mais recente paladar reconhecido pela língua humana foi revelado ao mundo há cinco anos. Um enigma para os palatos ocidentais que muitos portugueses continuam a desconhecer (Revista Jardins)

  • Tudo o que sempre quis saber sobre o uísque

    Entenda um pouco melhor aquela que é considerada uma das bebidas preferidas dos homens. (Strazzera)

  • As tradições natalícias mais estranhas

    Vai passar o Natal a outro país? Então tem (mesmo) de ler este artigo para não fazer má figura! É que temos hábitos e comportamentos que podem ser mal interpretados lá fora (Revista Saber Viver)

  • Dicas para os fritos de Natal

    Não os dispensamos nas nossas mesas da Consoada. Para quem opta pelas receitas caseiras, ficam alguns conselhos para tirar dos fritos o melhor proveito. (Sabores)

    Alimentos que estão na moda

    Conheça alguns alimentos que estavam guardados na sua prateleira mas que se tornaram populares devido aos benefícios que podem proporcionar à sua saúde (NM)

  • Dicas infalíveis para conseguir melhorar os seus bolos de chocolate

    Deixamos algumas dicas para os seus bolos de chocolate. Para fazer sucesso ao lanche e sobremesa. (Sabores)

  • Todos os segredos do chá

    O chá é a bebida estimulante, não alcoólica, mais consumida a nível mundial. Conheça o fascinante mundo do chá com as suas inúmeras variantes e variedades (NM)

    O segredo das omeletes

    As omeletes podem ser uma refeição bastante nutritiva e prática, no entanto fazer uma omelete saborosa e com bom aspeto pode tornar-se bastante difícil. Conheça alguns truques que devemos utilizar (Workwell)

  • Sabe cozinhar cogumelos?

    São comercializados em fresco, desidratados ou em conservas. Decidido o tipo de cogumelo que queremos cozinhar, basta recorrer a alguma imaginação gastronómica para o levar à mesa. Faz excelentes entradas, cremes e acompanha pratos principais. As suas características exigem, contudo, alguns cuidados na preparação. (Sabores)

  • Regras de ouro para guardar molhos

    Um bom molho resultante da confeção dos alimentos pode ser reutilizado. Há, contudo, que respeitar algumas regras. (Sabores)

  • O spritz é o novo mojito?

    A sua cor alaranjada e o seu travo amargo estão a conquistar um crescente número de adeptos um pouco por toda a Europa. (Revista Saber Viver)

  • Breve história do sushi

    É difícil datar com precisão o aparecimento do sushi. Calcula-se que tenha surgido por volta de 500 anos antes de Cristo, altura em que o arroz começou a ser cultivado no Japão. (Sabores)

  • Fazer leite de aveia caseiro

    Dos leites não lácteos, o leite de aveia é o que melhor se adapta a temperaturas altas, especialmente em sopas e estufados, onde irá evaporar e servirá para engrossar. (Sabores)

  • Que qualidade de cebola devemos utilizar para confecionar cada prato?

    Desengane-se quem pensa que as cebolas são todas iguais. Para cada prato há uma variedade de cebola mais adequada. Aqui encontra dicas sobre as utilizações mais comuns deste vegetal. (Camomila Limão)

  • Ovos sem problemas no micro-ondas

    Para quem tem pouco tempo, procura uns ovos com poucas calorias ou, simplesmente, quer experimentar algo diferente na cozinha. Tudo muito simples. (Sabores)

  • Alimentos: conserve-os à temperatura ideal

    No verão, é especialmente importante ter algum cuidado extra na conservação de alimentos, sobretudo quando se trata de produtos de pastelaria, ovos, queijos, molhos e maioneses, carnes, aves e refeições mistas. (Sabores)

  • Tornar os pimentões mais digestivos

    São ótimos em saladas e guisados. Contudo, os pimentões podem ser altamente indigestos. Tirando-lhes a pele minimizamos esta característica. Saiba como. (Sabores)

  • Como fazer os melhores ovos mexidos do mundo

    Com uns simples ovos, uma pitada de criatividade e alguns conselhos úteis podemos fazer maravilhas. Joana Andrade Nunes, do blog Camomila Limão, explica-nos em oito passos como obter os ovos mexidos perfeitos. (Camomila Limão)

  • O especialista da sardinha na brasa

    Por estes dias é o peixe mais desejado. “Quente e boa”, pinga sobre o pão. Convém, por isso, saber puxar a sardinha à nossa brasa. (Sabores)