• Como confecionar a receita base de bolos perfeita

    Esta é, provavelmente, uma das massas de base mais utilizadas em pastelaria. Bastam quatro ingredientes (nem carece fermento) para obter um bolo simples. Pode, ainda, ser uma excelente base para bolos de camadas, tortas, charlottes.

  • Como escolher as melhores curgetes

    Muitos portugueses ainda o ignoram mas este é um legume que deve fazer parte da sua dieta alimentar. No entanto, há umas que são preferíveis a outras. Saiba quais são as mais recomendadas.

  • Saiba como reaproveitar as sobras de bolo-rei

    Uma forma de evitar o desperdício de bolo-rei passa pela sua congelação, ou mesmo levá-lo ao forno. O objetivo é o consumo a médio ou longo prazo. Deixamos dicas sobre os dois métodos.

  • No Natal surpreenda a família com as receitas da dieta alcalina

    Que tal surpreender a sua família neste natal com uma ceia com sugestões assentes na dieta alcalina? Com os alimentos certos poderá ter uma mesa recheada e saudável. As sugestões são da nutricionista Rita Boavida.

  • “A Verdadeira Cozinha Americana”: Esta não é uma história só de índios e cowboys

    Não é possível entrar e sair com a mesma opinião da conversa com Margarida Pereira-Müller a propósito do tema do seu mais recente livro “A Verdadeira Cozinha Americana – História e Receitas”. Isto se consideramos, à partida, que comer nos Estados Unidos é sinónimo, unicamente, de fast food. Não o é, e esta entrevista faz prova disso mesmo.

  • Pode um vinho biológico não ser natural? Pode, e com substanciais diferenças

    Biológico, biodinâmico e natural são termos que atualmente não são estranhos ao mundo dos vinhos. O brasileiro Alexandre Lalas, crítico de vinhos, esteve em Portugal e em conferência explicou o que é, de facto, um vinho natural, as dificuldades da sua produção e no que difere de um vinho biológico e orgânico.

    As exóticas sandes de um "caça comida" norte-americano

    Para o designer norte-americano Jon Chonko uma sanduíche é pretexto para percorrer milhares de quilómetros. Desde 2009 viaja pelo seu país à procura das sandes mais exóticas. Passa-as no scanner e partilha as imagens transversais.

  • Dia Mundial do Pão: “Sentir, amassar, cheirar e degustar um bom pão não tem preço”

    Farinha e água fazem, há milénios, o milagre da produção de uma infinidade de pães. Uma química que fascina o Chef Rui Ribeiro, espírito curioso e um artesão empreendedor na procura do pão perfeito. Uma conversa que não esquece o pão português, a inovação e a importância de valorizar um produto cultural e geracional.

  • 5 receitas que fazem bem aos olhos

    Variadas e nutritivas, tem a assinatura do chef francês Maxime Ogus, são ricas em vitaminas que desempenham um papel fundamental na proteção da retina. Descubra-as e experimente-as!

  • Como saber se está perante um bom ou um mau café?

    O expresso perfeito não é para qualquer máquina. Depois de muitas medições, calibragens, comparações e provas, eis algumas regras para retirar o máximo proveito do seu café.

    É nos morangos que está guardado o segredo do gelado que não derrete

    Cientistas japoneses descobriram nos morangos o segredo do gelado que não derrete, um produto que já é vendido em várias gelatarias do Japão e que conserva a sua forma e frescura apesar da exposição a altas temperaturas.

  • Saiba como escolher os vinhos para as saladas

    Qual a melhor combinação de um vinho e salada? Vamos descobrir.

  • As grandes tendências dos cocktais em 2018 explicadas pelos gurus das bebidas

    Mais sustentáveis, com assinatura, gastronómicos e caseiros. Estas são as quatro tendências que vão marcar os cocktails em 2018. Isto de acordo com um painel de figuras influentes à escala global da indústria e da alimentação.

  • Como preparar gelados caseiros (deliciosamente) irresistíveis

    As coisas feitas por nós são as que têm mais sabor. Saiba como confecionar uma sobremesa fresca e deliciosa com os ingredientes mais frescos e saudáveis com os conselhos de Mafalda Pinto Leite.

    Já está à venda no Japão um gelado que não derrete

    O futuro é agora: cientistas japoneses descobriram por acaso uma maneira completamente orgânica de fazer um gelado saudável, que mantém a forma e não se derrete durante várias horas.

  • Prepare as malas, abriram vagas para a melhor entrevista de emprego do mundo

    Colômbia, Polónia, Índia e Taiwan são quatro entre as muitas paragens daquela que promete ser a “melhor entrevista de emprego do mundo”. Os três candidatos finalistas vão ter de percorrer o planeta a promover o whisky Grant’s. O objetivo é selecionar o Embaixador Global 2018 daquela marca escocesa.

  • Os segredos dos restaurantes fast food

    Quantas vezes já deu por si a ter de comer num destes restaurantes? Seja por uma questão de tempo ou de dinheiro, esta é uma das principais opções de escolha. No entanto sabia que há curiosidades muito interessantes sobres estas cadeias? Descubra já.

  • As regras de ouro para obter umas super claras em castelo

    Todos gostamos de ver umas claras batidas em castelo volumosas e branquinhas. Para alcançar este milagre do crescimento há que seguir alguns procedimentos.

  • Do supermercado até casa, saiba como conservar um queijo fresco

    O queijo fresco é um alimento saboroso e saudável, utilizado em várias receitas e tipos de alimentação. No entanto, é preciso saber garantir a máxima qualidade até ao momento de consumo.

  • O melhor restaurante do mundo é português

    O Bistro 100 Maneiras, no Bairro Alto, Lisboa, do Chef Ljubomir Stanisic, ficou no primeiro lugar da lista elaborada pela prestigiada revista Monocle.

  • 3 cuidados obrigatórios a ter com a carne depois de a comprar

    Cozinhá-la bem é uma das recomendações dos especialistas mas existem outras precauções a ter em conta para evitar problemas de saúde. Saiba já quais são!

  • Iogurte, gelatina ou os dois? Um fresco dilema dentro dos copinhos

    Os calores do verão dão azo a uma romaria alimentar aos frigoríficos lá de casa. Quando a regra é refrescar vale quase tudo. Porque não aproveitar o dois em um da Mimosa e juntar no mesmo copinho iogurte e gelatina?

  • Chás gelados, aliados do nosso organismo no tempo quente

    Hidratar o organismo é uma meta importante em qualquer estação do ano, embora no verão, com as temperaturas elevadas, se torne imperativa. Uma prática mais saborosa e diversificada se à água juntarmos chá e infusões e as servirmos geladas. As combinações são infinitas.

  • “Há muitas pessoas que não têm consciência da quantidade de açúcar que consomem” – Sónia Marcelo, nutricionista

    Há quem apelide o açúcar de “doce veneno”. Seduz-nos, acaba por nos viciar e gradualmente coopera para nos retirar qualidade de vida. Sónia Marcelo, nutricionista, mostra-se atenta e preocupada com os perigos desta adição nos adultos e crianças. Uma das muitas abordagens nesta entrevista.

  • Empresa norte-americana lança cerveja para cães

    Bowser Beer for Dogs é enriquecida com vitaminas que melhoram a saúde das articulações dos animais. Um pack de seis garrafas custa 35,99 dólares, mais de 30 euros.

  • Cozinhar sem perder sabor

    Está a preocupar-se mais com o que ingere? Saiba quais são os métodos que lhe permitem confecionar alimentos de uma forma mais saudável, mantendo o paladar.

    8 temperos que acrescentam sabor extra às suas saladas

    Há centenas de diferentes temperos todos deliciosos que, dependendo da sua escolha, poderão mudar por completo uma salada. Podem ser leves e acres, ricos e cremosos, frescos e frutados ou ácidos e fortes. Os temperos que encontra neste dossier são verdadeiros clássicos.

  • As melhores formas de cozinhar sem gordura

    Nos dias que correm, todo o cuidado é pouco. Saiba quais são os utensílios e os métodos de culinária que lhe permitem fazer uma alimentação mais saudável e variada.

  • Manteigas de frutos secos que se fazem em casa num ápice

    Mais saudáveis do que a margarina e a manteiga à base de natas, os cremes vegetais para barrar também podem ser usados para cozinhar alimentos.

  • Comer comida picante pode fazer-nos viver mais 10 anos

    Um novo estudo publicado este mês na revista científica PLoS One adianta que pode haver uma relação entre a ingestão de comida picante e uma esperança de vida cerca de 10 anos mais longa.

  • Saiba como fazer gotas de iogurte, um snack saudável

    Trata-se de um snack muito fácil de produzir, não exige competências especiais na cozinha e recorre, apenas, a um ingrediente, o iogurte. As crianças adoram.

  • O que fazer para aproveitar as sementes do tomate

    Se tem uma pequena horta ou um canteiro livre em casa, pode aproveitar para cultivar este fruto. Veja os cuidados a ter para ser bem sucedido nesta tarefa.

  • Como tirar partido das sementes de chia sem prejudicar a sua saúde

    Ricas em ácidos gordos e ómega 3 e 6, são essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos e uma mais-valia para quem quer perder peso. Mas também exigem precauções!

  • Folha de louro, uma aliada da cozinha de sabor apurado

    Casa na perfeição com inúmeros cozinhados. Podemos incorporar o louro fresco, seco ou em pó, nas sopas, nos molhos, nos guisados, nos grelhados, em caldos, em marinadas, entre muitos outros preparos.

  • Livro: Depois dos excessos das festas que venham as sopas e os consomês

    Longe vai o tempo em que a sopa era tida e vista como o pratinho quente que antecedia o principal. A sopa apela à criatividade, saúde e bem-estar. Não é apenas preâmbulo à refeição, pode ser um estilo de vida. O livro “Souping” explica isso mesmo e promete ajudar-nos a queimar aqueles quilinhos a mais.

  • Ferrero: a história da marca que é uma verdadeira tentação

    Com 70 anos de história, a empresa italiana Ferrero vangloria-se de dois feitos impressionantes: abrange um terço do consumo mundial de avelãs e produz uma quantidade anual de Nutella equivalente ao Empire State Building.

    Receita natalícia: Biscoitos de gengibre do Atelier Pimentel

    Nesta quadra natalícia aprenda a fazer biscoitos de gengibre com a Liliana Pimentel. Pode mais tarde oferecer estas delícias ou até pendurar os biscoitos numa árvore de Natal.

  • Inglês produz e comercializa a primeira vodka feita de leite de vaca

    O método não é novo. Na fria Mongólia as populações locais há muito que produzem vodka a partir de leite. Jason Barber, um inglês de Dorset, percebeu o potencial do negócio. Em três anos apurou o processo e, agora, é único no mundo a comercializar a vodka de leite.

  • Sabe realmente abrir uma garrafa de vinho?

    Ao comprar um saca-rolhas (manual) devemos optar por um modelo que tenha duas alavancas, uma navalha e uma hélice em teflon. Explicamos porquê.

  • “O consumidor tem de perceber que é um sinal de inteligência comer leguminosas”

    Quantas vezes desmerecemos um prato só porque tem grão, feijão ou lentilhas? Estes são alimentos ricos, diversos e económicos, entre muitos outros atributos. Cláudia Viegas, nutricionista e docente, traz-nos bons argumentos para alterarmos a forma como comemos e o que comemos. Uma dieta onde não faltam muitas leguminosas.

  • Há muitas maneiras de fazer marmelada

    Maria de Lourdes Modesto deu a uma plateia atenta a receita da verdadeira Marmelada Branca de Odivelas. De todas as versões conhecidas, esta é a que lhe foi transmitida por uma antiga trabalhadora do Convento.

  • Sete boas razões para incluir pão na sua alimentação diária

    A 16 de outubro assinala-se o Dia do Pão e da Alimentação.

  • Como fazer e o que se pode fazer com a batata-doce?

    Antes de passarmos à parte prática de como cozinhar a batata-doce, vamos começar pelos os benefícios e saber o porquê de a incluir na nossa alimentação.

  • Batido verde com couve e frutas da época

    Eu sei o que podem estar a pensar. Folhas de couve num batido! Mas a couve cá das ilhas de Cabo Verde por acaso é muito mais delicioso do que toda e qualquer couve que comi nos Estados Unidos durante quase 20 anos da minha vida. E olhem que por lá há uma certa variedade de couve.

  • Leite tropical

    Este batido feito somente com ingredientes cultivados cá em Santo Antão é tão fortificante e saudável quanto é delicioso.

    Siga os códigos de cores e crie estes smoothies fabulosos

    Quando o engenho criativo de uma sueca, casa com a paixão pela cor e por smoothies, arriscamo-nos a ter uma experiência bastante agradável. Estas bebidas são vibrantes, frescas e saudáveis. E chegam acompanhadas com código de cor. Mais fácil é impossível.

  • Arroz vermelho para combater o colesterol. Duas receitas saudáveis

    O arroz é um alimento muito presente na gastronomia portuguesa. O segredo mais bem guardado desta planta é que existe uma variedade ainda pouco conhecida que oferece diversos benefícios: rico em fibras, com baixo índice glicémico e efeitos comprovados na manutenção dos níveis normais de colesterol, o arroz vermelho é um forte candidato a entrar na casa dos portugueses.

    Já pensou no que pode pintar com uma simples chávena de café?

    O gesto é quotidiano. Pedimos o café, abrimos o pacotinho de açúcar, vertemos e mexemos a bebida revigorante. E se, ao invés deste roteiro, pegássemos num pincel e utilizássemos esse mesmo café para pintar? É o que faz um jovem indonésio.

    Chamam-lhe o “chapeleiro louco da cozinha” mas os seus pratos são geniais

    É inglês, chefe de cozinha três estrelas Michelin, gere um dos melhores restaurantes do mundo. Heston Blumenthal reinventou a cozinha. Casou culinária com química e história, reinterpreta receitas do século XVI e é capaz de arrancar lágrimas aos comensais. É louco? Há quem assim pense.

  • Sabe quem inventou a Piza? Teste-o neste quiz

    Sobre a piza podemos colocar 1001 perguntas, tantas as histórias e abordagens que acompanham este prato que conquistou quase todo o mundo. Onde nasceu? Como se disseminou? Quais as pizas mais famosas?

  • Marisco no verão: é ou não uma boa opção?

    Será que o marisco é um dos principais responsáveis pelo aumento dos níveis de colesterol? Conselhos na hora de escolher e confecionar o marisco segundo o Programa Nacional de Promoção Alimentar Saudável da Direção-geral de Saúde.

  • Nunca esquece os pormenores dos filmes que vê? Teste isso mesmo aqui

    O mundo do cinema está repleto de filmes que abordam a alimentação. A Sétima Arte descobriu o poder dos ingredientes como pretexto para narrar histórias intemporais. Mas, será que conhecemos de facto a comida em formato grande ecrã?

  • Diversificação alimentar na infância: as normais que são consensuais

    Durante os primeiros meses de vida, o bebé alimenta-se exclusivamente de leite materno e/ou infantil. A partir dos 4 a 6 meses o leite não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais do bebé. Nesta altura, a maturidade gástrica e digestiva já permitem a introdução de novos alimentos. Um artigo de Ana Rita Lopes, nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Regresso ao trabalho. O que almoçar fora de casa?

    Existe cada vez mais uma maior tendência para levar almoço para o trabalho, mas a dose de tempo e paciência não é igual para todos. Um artigo de Ana Rita Lopes, Nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • As formas mais saudáveis de preparar saladas

    Podem incluir vários tipos de hortícolas, fonte de vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e outros fitoquímicos benéficos para a saúde. Siga os conselhos da nutricionista Alva Seixas Martins

    Os cubos de comida perfeitos de dois excêntricos holandeses

    Uma dupla holandesa de criativos, Lernert & Sander, olhou para os alimentos e viu neles a oportunidade de desenvolver arte. Aqui não há manipulação digital da imagem, só ingredientes frescos, comuns nas nossas cozinhas, cortados no momento, formando um padrão geométrico perfeito.

  • Há bebidas que deve evitar se não quiser ter uma grande ressaca

    Um professor americano, do National Drug Research Institute, conseguiu identificar qual o tipo de bebida alcoólica que causa mais sintomas desagradáveis no organismo.

  • Sabe apreciar uma boa cerveja?

    Para degustar devidamente uma cerveja não basta bebê-la. Apure ao máximo os seus cinco sentidos!    

  • É foie gras? É uma pasta? Não, é um queijo com mais de 300 anos

    A descoberta de um queijo com mais de três séculos aconteceu quando um grupo de mergulhadores encontraram os restos do "Kronan", um navio de guerra afundado em 1676, no litoral sueco. Até podiam ter encontrado mais moedas, diamantes ou estátuas, mas acabaram por encontrar outro tipo de tesouro.

    8 saladas onde a fruta adiciona sabor extra

    Não são saladas de fruta. São saladas com vegetais, leguminosas, até mesmo carne, onde juntamos pedaços de fruta. Morangos, mirtilos, melão, melancia, pêssego, laranja, estão entre os alimentos que conferem uma dose extra de sabor e doçura ao prato.