Germano de Sousa

  • Hepatite A. Que vírus é este?

    O vírus da Hepatite A (VHA) é um vírus da família dos picornavírus e o seu genoma é constituído por uma cadeia simples de RNA. As explicações do médico patologista clínico Germano de Sousa.

  • Diagnóstico laboratorial do Mycoplasma genitalium

    A presença do Mycoplasma genitalium em doenças do aparelho reprodutor feminino e masculino tem sido comprovada em diversos casos clínicos. No caso de pacientes do sexo feminino tem sido associada a múltiplas complicações obstétricas incluindo infertilidade, aborto espontâneo, morbilidade neonatal e mortalidade perinatal.

  • Diagnóstico da Bactéria Treponema pallidum na origem da Sífilis

    A Sífilis é uma infeção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum subespécie pallidum.

  • A gonorreia e a conjuntivite neonatal

    A gonorreia é uma infeção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gnorrhoeae, sendo a mais comum e a Organização Mundial de Saúde estima que surjam por ano cerca de 62 milhões de casos clínicos.

  • Rastreio da bactéria Neisseria gonorrhoeae

    As Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) como a gonorreia têm um profundo impacto na saúde sexual e reprodutiva da mulher.

  • A importância do rastreio da clamídia

    A Clamídia é uma das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) mais prevalente em Portugal, podendo esta patologia ser transmitida por contacto sexual. Esta doença de origem bacteriana é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

  • Doenças sexualmente transmissíveis na gravidez: a clamídia

    As Infeções Sexualmente Transmissíveis são transmitidas de pessoa para pessoa por via sexual, de mãe para filho (durante a gestação e parto) e por via endovenosa. Os esclarecimento da médica Maria José Rego de Sousa.

  • Rastreio da hepatite B no período gestacional

    A saúde da mãe e do feto deve ser acompanhada durante toda a gravidez. O rastreio de doenças infecciosas virais, tais como a hepatite B, é essencial.

  • Os exames serológicos no diagnóstico da toxoplasmose

    A Toxoplasmose é uma grave infecção que, durante a gravidez, pode ser transmitida para o feto através da placenta. A infecção pelo Toxoplasma Gondii poderá ter repercussões ao nível do feto, podendo provocar situações clínicas de morbilidade e em alguns casos de mortalidade