Alimente a sua beleza de dentro para fora

Limpar a pele, hidratar ou tonificar são passos essenciais para uma pele saudável. No entanto, talvez não baste. Muitos especialistas recomendam a ingestão de alimentos que a potenciam.

Sabemos que, provavelmente, tem um tratamento do qual gosta mais. Um creme favorito ou até uma rotina de beleza que privilegia. Não? Pense lá bem! Contudo, tratar só de fora para dentro talvez não seja suficiente. A frase «Somos o que comemos», muito em voga nos tempos que correm, continua na ordem do dia e comprova que tudo o que ingerimos acaba por ter impacto no nosso organismo.

Numa entrevista à revista Time, o famoso médico Mehmet Oz, antigo colaborador de Oprah Winfrey, salientava que um dos pontos positivos é que atualmente sabemos muito mais como a comida reage no nosso corpo e como certas moléculas afetam funções particulares de células específicas. Logo, já temos o conhecimento para podermos tentar comer de forma mais saudável.

Não será de um dia para o outro mas, a longo prazo, os efeitos far-se-ão sentir. Com os cosméticos certos e uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e antioxidantes, sobretudo vegetais e frutas, importantes para uma boa pele e sempre com a tónica de que tudo o que é em excesso faz mal. Muitas vezes, o bom senso é meio caminho andado.

Um esforço acrescido para combater o inevitável

Por muito que nos esforcemos, a nossa pele acaba sempre por envelhecer. As marcas da passagem do tempo, que tantas vezes nos incomodam, são inevitáveis. As rugas aparecem e, muitas vezes, surgem também as manchas. Não se esqueça de incluir na sua alimentação frutas e vegetais ricos em antioxidantes que contenham betacarotenos, vitaminas C e E, zinco e selénio.

Devido aos estudos que comprovam que existe uma ligação efetiva entre o que come e a sua compleição, a crescer cada vez mais, sabemos que o que ingere pode afetar o seu humor ou a propensão para o acne (mais ou menos inflamação), o que está diretamente ligado ao envelhecimento. Pode, no entanto, fazer um batido todas as manhãs, acrescentando-lhe clorofila.

Segundo Karen Fisher, autora do livro «Dieta para uma pele saudável», «a clorofila, pigmento verde existente nas plantas, é altamente benéfica para a saúde da pele, pelo que bebidas de clorofila, especialmente tomadas de manhã, são uma mais-valia para estimular o funcionamento dos intestinos e eliminação de substâncias tóxicas», assegura a especialista. Muitos outros, nacionais e internacionais, partilham da mesma opinião.

Veja na página seguinte: O problema das dietas

Comentários