Maquilhagem de verão para mulheres (muito) morenas

Os cosméticos podem e devem ser utilizados para valorizar uma pele já dourada pelo sol. Conheça os truques dos especialistas para maquilhar-se sem esconder o bronze.

Nos meses quentes, a maquilhagem deve fazer evidenciar a pele porque, nesta época, tem uma tonalidade mais fresca e saudável. Durante o dia, se tem por hábito sair de casa maquilhada, substitua a sua base habitual por um hidratante oil-free com cor, que proporciona uma cobertura mais leve, conferindo-lhe ainda um aspeto mais natural. Se preferir, pode também usar «pós ou cremes iluminadores», aconselha Sara Marques, maquilhadora profissional.

«Realçam o bronzeado por terem brilho na sua composição», explica. Se não prescinde da maquilhagem nem para ir para a praia, não se apoquente, porque esse gesto não impede nem dificulta o bronzeado, exceto se algum dos produtos utilizados tiver fator de proteção solar (FPS) ou, em menor escala, se a maquilhagem tiver várias camadas (pré-base, corretor, base e pó, por exemplo).

As sombras e o lápis de olhos são dispensáveis durante o dia, já que ambos desbotam com o calor. Em vez disso, use um eyeliner líquido ou em gel para definir o olhar e continue a usar máscara de pestanas mas opte por uma versão à prova de água. Estes são outros dos cuidados a ter com a aplicação de produtos durante o seu ritual de maquilhagem:

- Pré-base

Deve ser aplicada em todo o rosto para que fique bem hidratado e luminoso e também para facilitar a aplicação da base.

- Base

Para a aplicar use uma esponja (para uma maior cobertura) ou um pincel (para um acabamento mais fino), puxando-a bem para obter uma camada muito fina. Assim, a maquilhagem faz a sua função mas a pele mantém um aspeto muito natural. A base é ideal para uniformizar a tonalidade da pele (caso tenha manchas) ou um bronzeado pouco uniforme.

- Pó bronzeador

Espalhe-o em todo o rosto com um pincel de pó. Algumas mulheres de pele clara gostam de aplicá-lo apenas nas maçãs do rosto, em substituição do blush. Esta também é uma opção válida e que pode ser conjugada com um iluminador em pó para um acabamento mais acetinado e luminoso.

- Maquilhagem de olhos

Para criar um efeito smokey eye, combine sombras claras e escuras ou use um lápis macio (preto ou castanho escuro), junto à linha das pestanas, esbatendo-o para obter o efeito esfumado.

- Maquilhagem de lábios

Para dar maior duração ao gloss e criar uma boca mais bonita, desenhe e preencha os lábios com um lápis macio de tonalidade natural.

Veja na página seguinte: Como usar o iluminador e o fixador 

Comentários