Homem transgénero deu à luz um menino nos Estados Unidos

Trystan Reese era um homem quando decidiu engravidar. Aos 34 anos, parou de tomar testoterona e foi pai de um bebé que nasceu em julho.

Biff Chaplow e Trystan Reese, de Portland, voltaram a ser pais. Trystan Reese deu à luz em julho um bebé que se juntou aos outros dois filhos adoptivos, Riley e Hailey, de seis e nove anos.

Trystan Reese, de 34 anos, nasceu com o sexo feminino, mas sempre se sentiu homem. Aos 20, iniciou a terapia hormonal, mas decidiu manter os órgãos sexuais femininos.

No ano passado, parou de tomar testosterona e engravidou do parceiro Biff Chaplow. Em 2016, o casal já tinha tentado ter um filho biológico mas Trystan sofreu um aborto espontâneo.

Reese e Chaplow documentaram a gravidez em blogues e nas redes sociais, com o objetivo de desmistificar a gravidez de um homem transgénero e todas as implicações adjacentes.

"As pessoas acham que isto foi uma experiência que decidimos fazer", diz Reese, acrescentando que testemunhou amigos passarem pelo mesmo processo depois da transição deles.

"Isto já foi feito. É algo que tem sido feito de forma bastante segura e saudável. Não queremos ser classificados como pioneiros", disseram em declarações ao jornal Washington Post.

A 14 de julho, ao fim de 30 horas de trabalho de parto, nasceu Leo, um rapaz saudável com cerca de 4kg.

 

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários