10ton: o primeiro site de leilões em Cabo Verde

O site de leilões “10Ton” foi criado pelo engenheiro informático Alcibíades Horta, em conjunto com dois amigos, e está online desde de 17 de dezembro de 2015. O objetivo, diz o fundador, é permitir que os utilizadores tenham acesso a produtos inovadores a bom preço.

Alcibíades explica que a ideia original dos sites de leilões de centavos nasceu na Alemanha, mas ficou mais familiarizado com este negócio através de sites no Brasil, onde o número de site de leilões é considerável.

A ideia de criar o site “10 Ton” surgiu em conversa com dois amigos, que neste momento já não pertencem ao projeto. “Achamos que era um modelo de negócio interessante, pois sabemos que os produtos em Cabo Verde são um pouco caros e esta seria uma oportunidade para adquirir produtos a bom preço”, esclarece Alcibíades.

O site começou a ser desenvolvido em 2014 e um ano depois, a 17 de dezembro de 2015 foi lançado ao público cabo-verdiano.

Como funciona o site de leilões ?

Para fazer parte do site de leilão “10Ton” e estar apto para fazer “lances” nos produtos leiloados, os interessados devem fazer um registo no site. E como funciona?

“Ao fazer o registo no site, o utilizador recebe cinco lances grátis. Cada produto tem um cronómetro e a hora indicada no produto começa o leilão. O leilão termina quando o cronómetro chega ao zero. No entanto, cada vez que um utilizador der um lance, o cronómetro recomeça a contagem. O vencedor é a última pessoa que der o lance antes do cronómetro chegar a zero”, esclarece.

Os produtos leiloados são novos e têm garantia. A empresa faz entrega dos produtos em todo Cabo Verde e os portes de envio ficam a cargo do recetor. Mas é possível também fazer o levantamento do produto a custo zero no escritório da empresa em Terra Branca (Praia).

O negócio, diz Alcibíades, é rentável uma vez que o site vende lotes de lances que custam entre os 375$00 a 18 000$00. “ Podem ser adquiridos pelos utilizadores através da Rede Vint4, diretamente na plataforma”.

Transmitir o máximo de transparência

“10 Ton” já conta com mais de 780 utilizadores e segundo o fundador o número “tem estado a crescer de forma rápida”. “É o primeiro site de leilões. Estamos a dar tempo para que as pessoas habituem a ideia e vejam a credibilidade do projeto”.

“A maioria dos feedbacks dos jogadores têm sido positiva, é uma oportunidade nova em Cabo Verde. Mas nem tudo é um mar de rosas, já tivemos reclamações de utilizadores que desconfiaram do projeto mas faço questão de que as coisas sejam feitas de forma clara e correta”, esclarece.

Quanto maior a procura, maior tem de ser a oferta, afirma Alcibíades, por isso o site prevê alargar a diversidade de produtos e brevemente os utilizadores vão poder contar com produtos importados.

Perfil

Alcibíades Horta nasceu na Praia mas foi em Portugal que se formou em Engenharia Informática, entre 2007 e 2010. “Terminei o curso e trabalhei, durante algum tempo, como programador numa empresa líder de e-comerce e anúncios em Portugal. Foi lá que ganhei o gosto pela ideia de web", explica.

Regressou a Cabo Verde e hoje divide o seu tempo entre o trabalho numa empresa nacional de telecomunicações e a gestão do site “10 Ton”.

Promete para breve lançar um novo serviço “que terá um grande impacto na sociedade”. O lançamento está previsto para maio deste ano.

Comentários