8 coisas para fazer no Malawi

O Malawi é um dos lugares mais bonitos do mundo. Quer seja pelo seu belo lago azul ou devido às suas gentes, vale a pena visitar este país. Descubra o que não pode deixar de fazer numa viagem ao país.

1- Visitar o lago Malawi

Se visitar o Malawi não pode deixar de visitar este lago. É uma das maravilhas naturais mais cativantes do país e lar de diferentes espécies de peixes e aves. O lago cobre quase 30% do país e é um paraíso para os amantes da natureza. Aproveite também para visitar diferentes ilhas como Mumbo, Likoma e Bird Island.

2- Escalar a montanha Mulanje

Se se considera um alpinista, escalar a montanha Mulanje é um “must-do”.

3- Apreciar a vida selvagem

O Malawi conta com cerca de nove parques nacionais e reservas de vida selvagem, sendo o Liwonde o maior.

4 -  Fazer uma prova de chá

Em Satemwa, Lauderdale ou Esperanza existem tours gratuitas de prova de chá gratuitas.

5 - Explorar Zomba

Zomba é um bom “escape” da vida urbana agitada. Esta cidade universitária conta com uma arquitetura étnica diversificada misturada com a requintada da era colonial britânica. A cidade oferece várias acomodações para turistas como o Sunbird KuChawe Inn, onde os hóspedes têm a oportunidade de fazer caminhadas, dar passeios a cavalo, escalada, pesca e moutain bike.

6 - Saborear

Uma viagem ao Malawi só fica completa se experimentar algumas das delícias locais. Caso contrário, não pode dizer que visitou o país. Não deixe de provar Nsima, uma especialidade para se comer com a mão à base de milho. Também não deixe de acompanhar com o picante local kambuzi. Vale a pena experimentar. O peixe chambo (local) é também obrigatório. Experimente acompanhado com o arroz kilombero. A comida de rua é também uma perdição. Há mandasi (bolinhos fritos) e kanyenya (carne ou peixe barbecue).  Se vir um fogão de metal nas ruas (o chiwaya) é sinal que há batatas fritas e frango. E como não podia deixar de faltar, o rato no espeto. Este é mais comum nos distritos de sul.

7 - Utilizar os transportes locais

O minibus é o transporte público mais utilizado pelos malawianos e, por isso, é uma boa forma de conhecer o povo mas também outros turistas aventureiros. A bicicleta-táxi ou kabaza é outro meio que deve experimentar.

8 - Explorar os mercados locais

Há de tudo um pouco e diferentes opções.

Dica:

Durante grandes festas, como casamentos, o couscous é servido, de forma geral, como símbolo de felicidade e celebração. Por isso, se alguém o convidar para uma refeição com couscous não recuse.

Comentários