Não ignore a falta de desejo

Não ter vontade de sexo é muito comum, mas não caia no erro de descurar os sintomas.

A falta de desejo é algo que incomoda, está muitas vezes presente no sexo feminino, mas nem sempre é tido em conta de forma consciente. Se por um lado assusta, por outro parece que se cai num conformismo, apatia e a situação prolonga-se mais do que era suposto. O problema maior está quando se ignora o facto e não se tenta fazer nada para contornar o mesmo.

Os motivos para uma disfunção ou falta de libido podem ser variados e vão desde fatores físicos a psicológicos. Por vezes até a falta de lubrificação na mulher pode afetar o desempenho entre o casal e ir escalando até um problema mais grave, quando até se podia ter resolvido com o uso de lubrificante e uma conversa entre parceiros. Por isso, não se deixe abater pela falta de ânimo ou outro nem caia nos seguintes erros:

Ignorar fatores físicos a psicológicos
Conforme referido acima, ao estar a ignorar o seu desejo sexual está a ignorar outras questões da sua vida. É conveniente tentar perceber o que se passa consigo, com o seu corpo, com o parceiro, com a relação, enfim... É uma questão de pouca auto estima? Já não gosta dele? Está a tomar algum tipo de medicação? Não faz refeições equilibradas? Faz exercício físico? Precisa de alterar algo no emprego? É cansaço? É...? Faça uma reflexão acerca do que se está a passar consigo e à sua volta, até porque a médio/ longo prazo não será só a falta de desejo com o qual terá de lidar. Não arraste problemas nem os empole ! Procure ajuda especializada se for necessário. Detete o problema e arranje soluções, sendo que o seu parceiro deverá estar alinhado consigo e, se ele não compreender e nem faz questão de a ajudar... se calhar é melhor ponderar a sua relação.

Fazer sexo sem vontade
Praticar sexo porque tem de ser e fingir um orgasmo é um verdadeiro logro! Para além de se estar a enganar, está a enganar o parceiro e 'a empurrar o problema com a barriga'. É compreensível que não se queira deparar com a angústia de não conseguir ou não querer satisfazer o parceiro e que queira satisfazer as expetativas dele, mas isto é apenas adiar o inevitável, não contribui para um relacionamento saudável e está a cair numa armadilha futura.

Comentários