António Lopes da Silva fez esta consideração à Inforpress, na apresentação das ofertas de atividades que a Câmara Municipal da Praia vai realizar na celebração do Natal e final de ano.

Conforme explicou, a “boa dinâmica” das atividades têm contribuído para que milhares de pessoas circulem na capital do país, com projeção tanto a nível cultural, como a nível do setor económico.

Disse que a autarquia já iniciou as festividades natalícias, promovendo o natal dos idosos em todos os centros, natal das crianças em todos os jardins suportados pela autarquia e ainda atividades desportivas e culturais integradas no dia municipal do imigrante.

Segundo o responsável, as comemorações deste ano têm um “sabor especial”, porque coincidem com a consagração da morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade, por isso, apontou, o estilo musical será o lema de todas as celebrações da câmara.

“Queremos dar esta dimensão à morna, porque é fruto de uma diversidade que hoje pertence a toda a humanidade”, realçou.

Na mesma linha, ajuntou que a cidade da Praia é uma cidade cultural “de excelência” e por isso faz parte da Rede de Cidades Criativas na área de música, o que, no seu entender, “contribuiu certamente” para que morna fosse distinguida.

Segundo António Lopes da Silva, já está tudo a postos para a realização da Noite Branca, que conta com a abertura, no primeiro dia, dos artistas da Broda Music e, para a segunda noite, um leque de programas diversos para todas as idades.

Afirmou que em todos os palcos e stands da Noite Branca se fará a abertura com uma composição da morna, que é símbolo também nesta atividade.

Por outro lado, congratulou-se com a iniciativa de outras localidades em promover a Noite Branca, referindo “um exemplo que deve ser seguido por todos”, para a comemoração de uma data “muito especial”.

Ainda enquadrada na época natalícia, a Câmara Municipal da Praia vai promover, no dia 20,  o Natal Mercado do Platô, para “proporcionar um dia diferente” aos comerciantes do mercado e todos os que passam pelo espaço.

Esta iniciativa começa com a realização de uma missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, seguindo para as restantes atividades animação da Banda Militar, apresentação do projeto “Sonho Cordod”, no âmbito do programa ambiental, que será guiada pelos alunos da escola secundária SOS.

Conforme a autarquia praiense, o dia terminará com um “momento especial” de homenagem aos agentes da Polícia Nacional e treinadores de fitness, que muito tem ajudado os comerciantes do mercado do Platô no bem cuidar da saúde depois de um dia de trabalho.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.