Estou sentado sobre um pequeno miradouro algures na cortina da estrada que dá para a localidade. A vista que tenho para a baía é indescritível. De todo o modo, a partir deste ponto busco alguma inspiração para descrever, em palavras, o que vejo, mas está difícil. Vou, por isso, descer até à Baía.

Esta é uma das mais lindas baías deste país! A opinião é minha, é verdade, mas se o leitor vier cá um dia, vai, decerto, dar-me razão. Aqui tudo é incrível: a forma da baía, que é um enorme semicírculo; as águas demasiadamente azuis e tranquilas brigam com o aspecto selvagem e fortemente acastanhado das rochas. É um contraste que forma uma linda harmonia, enfeitada ainda pelo verde da vegetação. Sim, em Fajã d’Água há mar e há terra, há azul e há verde, tudo junto.

Debruço-me sobre uma enorme parede que divide o mar e a comunidade, fico a observar a baía. Tudo me desperta atenção. Uma pequenina embarcação à vela, fundeada ao largo da baía, remete-me para o passado, para o tempo da pesca da baleia, para o tempo em que Fajã d’Água era o único porto da ilha Brava. E foi desta baía que partiram os primeiros nativos a bordo dos baleeiros rumo à América.

Interrompo a imaginação e volto ao presente: um bote está a aproximar-se, suavemente, da terra. Traz a bordo dois pescadores. Fazem um sinal qualquer e  quatro ou cinco jovens que estão em terra aproximam-se para ajudar no arrasto. Trazem garoupa, muita garoupa. Pexi bunitu, grita um deles.

Depois de todo este espectáculo, decido ir até ao outro extremo da baía, em direcção ao antigo aeródromo da Esparadinha. Aquela pista que a todos metia medo no momento de aterragem e descolagem das avionetas! Está, há anos, desactivada e a degradar-se!

Antes de chegar à Esparadinha, passo pela famosa piscina de Fajã D’Água, uma piscina natural que, só de olhar, dá logo vontade de dar um mergulho. Está bem arranjada! O acesso é feito por uma escadaria cuidadosamente construída, para que o visitante possa sentir-se seguro.

Decidi dar um mergulho, por isso vou ficar por aqui..

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.