A nutricionista Elizabeth Alves, a médica Weronica Silva, o sociólogo Paulino Moniz, a jurista Catarina Ressurreição e a cardiologista Cláudia Miranda são os convidados que vão abordar os temas acima mencionados em conversas com duração de uma hora, segundo avança a promotora.

Formada em Educação Física Aplicada à Saúde, Vanny Reis revela que o desafio surgiu da parte da estilista Mirte da Graça que sentiu a necessidade de se abordar temas sobre “como se preparar física e psicologicamente para as mudanças que esta pandemia da Covid-19 está a trazer”.

Sob o título Healthy Lifestyle, as conversas vão ser transmitidas online a partir das 19h00 de Cabo Verde, no Instagram de Vanny Reis (@vanny_reis) durante esta semana nos dias 28 e 30 de abril e no sábado, 2 de maio, bem como na próxima semana nos dias 5 e 7 de maio.

No que diz respeito a como manter um estilo de vida saudável em tempos de pandemia, a jovem aconselha a todos a tentar manter uma alimentação equilibrada e regrada. “Sem excessos por estarmos mais tempo em casa e ansiedade põe-nos a comer ainda mais”.

Manter-se ativo também é importante e tentar fazer algum tipo de exercício físico em casa com as ofertas disponíveis online, por exemplo.

Vanny Reis alerta para a importância de tentar manter uma rotina de sono, algo difícil já que a tendência é as pessoas dormirem mais tarde e consequentemente acordarem mais tarde, só que consequentemente a retoma ao quotidiano será igualmente mais difícil.

Aconselha igualmente a procurar ferramentas para controlar a ansiedade como a leitura, a meditação e os exercícios de respiração.

“Vamos aproveitar ao máximo a nossa família em casa, fazer jogos e brincadeiras em família, mesmo que seja virtualmente, para reforçarmos os laços”, diz e salienta que é preciso evitar o consumo excessivo de álcool e tentar manter o corpo hidratado.

Vanny Reis que é coordenadora do programa nacional de atividade física e saúde “Mexi Mexê” explica que em tempos de Covid-19 teve de fazer algumas adaptações na sua área de trabalho que envolve aglomerações de pessoas.

“Tenho estado a dinamizar na página do programa nacional de atividade física aulas de grupo para fazer em casa, live, às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18h00”, conta.

Atualmente em regime de teletrabalho, reconhece que aguarda ansiosamente o regresso à normalidade, embora já a pensar em como será o futuro de alguns projetos em que está envolvida.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.