A empreendedora social e ativista cabo-verdiana Evódia Graça consta da lista de 100 jovens que integram a plataforma 100oportunidades.pt. Trata-se de uma listagem de 100 especialistas com menos de 35 anos, nas mais variadas áreas, que surgem para renovar o debate público em Portugal.

Segundo um comunicado da Createful Studio, agência de comunicação e marketing digital que representa a jovem natural de Santo Antão em Portugal, o projeto liderado pela Global Shapers Community Lisbon visa desafiar a Comunicação Social a passar o microfone aos jovens, enquanto afirmação de uma vontade geracional em participar no debate público, dando-lhes vez, voz e palco.

“Não consigo esconder o privilégio que é constar de uma lista de  100 jovens escolhidos pelo seu percurso, recomendados por especialistas nas suas áreas, independentemente das suas afiliações ou ideologias, com um foco absoluto na sua capacidade de acrescentar conteúdo e conhecimento, de enriquecer o espaço público”, diz a empreendedora numa partilha na sua página no Instagram.

Evódia Graça é a única cabo-verdiana a integrar essa lista, onde constam apenas duas africanas.

A empreendedora crioula integra a área da Igualdade e Inclusão e num post na sua página no Intagram diz que é um privilégio integrar está área.

“É um enorme privilégio, mas também uma responsabilidade indescritível, integrar a área da Igualdade e Inclusão (temática que me é muito cara) e poder dar o meu contributo enquanto jovem que tenta influenciar positivamente de forma a deixar este mundo num lugar um bocadinho melhor”!

Segundo o mesmo comunicado, a partir de agora, através da plataforma 100oportunidades.pt, a comunicação social e demais organizadores de debates e eventos, poderão contactar esses jovens especialistas, através da plataforma, de forma a esses poderem dar o seu contributo enquanto jovens especialistas das mais variadas áreas, nos debates públicos.

No dia 20 de janeiro, a plataforma foi lançada no programa Prós & Contras da RTP1, evento totalmente dedicado ao projeto. A cabo-verdiana representou os jovens afrodescendentes em Portugal e aproveitou a ocasião para colocar ênfase no caso do estudante cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues assassinado em Portugal, em dezembro.

 Biografia

Radicada em Portugal, Evódia Graça, de 34 anos, é Coach Transformacional especialista em imagem e Liderança Feminina. Estudou Liderança na University of Minnesota – USA, na Bridgewater State University USA e no Instituto Pedro Pires para a Liderança, na cidade da Praia.

Ex-bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, é Mestre em Linguística pela FCSH-UNL e em Cabo Verde desempenhou as funções de Assessora para a Comunicação do ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Comunicação e posteriormente foi Coordenadora Nacional de Comunicação das Aldeias Infantis SOS. Em 2016, foi distinguida como Young African Leader pelo ex-Presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.