Olga Shirnina, uma artista russa nascida em Schwerin, uma cidade da antiga República Democrática Alemã, formada em língua germânica pelo Instituto Pedagógico de Línguas Estrangeiras do Estado de Moscovo, nutre um amor especial pelas artes. O cinema não é exceção. Em 2011, esta antiga professora de alemão começou a trabalhar como colorista de fotografias antigas, uma atividade em ascenção nas últimas décadas, recorrendo a avançados programas digitais de tratamento de imagens.

A também tradutora dedica-se, principalmente, à história da sua pátria, repleta de eventos dramáticos de impacto mundial, conferindo um caráter pedagógico ao seu trabalho. Já deu cor a retratos da família Romanov, o poderoso clã que governou o seu país natal entre 1613 e 1917, mas também já passaram pelas suas transformações coloridas personalidades da revolução russa e até heróis da II Guerra Mundial. "Por vezes, uma imagem pode dizer mais do que muitas palavras são capazes e isso dá-me um grande prazer", confessou a artista a russa em entrevista ao site de um projeto sobre a família dos últimos czares que integra.

Mas Olga Shirnina, mais conhecida por Klimbim, não se fica por aqui. A russa admite também o seu fascínio pela era dourada de Hollywood e já estendeu o seu trabalho como colorista às atrizes de sucesso da época. Estrelas como Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e Grace Kelly ganharam um novo brilho depois de serem submetidas à atualização que a artista faz das suas imagens a preto e branco, datadas da primeira metade do século XX, que pode ver de seguida.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.