"Food Not Food" é o projeto que há vários anos ocupa a designer gráfica norte-americana Kristina Lechner. A trabalhar a partir do seu estúdio em Kalamazoo, no estado do Michigan, Kristina está a trazer objetos do quotidiano, não comestíveis, como os esfregões de cozinha, lâmpadas, cápsulas de garrafa, para o mundo da cozinha.

Hambúrgueres, bolos, pão, sushi, massas, sanduíches e copos de cerveja, concebidos a partir dos materiais acima citados, trazem-nos a ilusão de estarmos perante produções fotográficas de alimentos.

De acordo com a criadora na sua página na Internet, “de início a série era apenas um exercício de criatividade, apostado no divertimento”. Ainda nas palavras de Lechner, “nunca fui capaz de cozinhar, queimo tudo, mas sempre apreciei pratos bem preparados. Olho para a comida como uma forma de arte”.

“Adoro olhar para um objeto comum e transformá-lo em algo único e belo. Os meus materiais são todos os itens banais que uso com frequência. A inspiração rodeia-me”.

Com o seu trabalho Kristina Lechner procura atingir um outro objetivo. Alertar para um mundo de fake news, expressão que entrou na ordem do dia com a disseminação de falsa informação no digital, nomeadamente no campo político. Kristina transpõe para as suas fotografias a ideia deste mundo artificial onde o que parece não é.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.