Até 2016, eram muitos os que defendiam que existia uma única espécie de girafa, a Giraffa camelopardalis. Atualmente, a família Giraffidae integra, a par dos ocapis, quatro espécies existentes e nove, infelizmente, já extintas. Em várias reservas naturais, parques nacionais e jardins zoológicos do mundo, é possível admirar exemplares de girafas-da-somália, girafas-do-kilimanjaro, girafas-núbias e girafas-sul-africanas.

1. Parque Nacional de MurchisonFalls no Uganda

Depois de uma fase de declínio, o número de girafas neste parque natural, criado em 1952, tem vindo a aumentar consideravelmente nas últimas décadas. Há 20 anos, eram 250. Atualmente, rondam as 1.800, pelo que a possibilidade de as avistar nos safaris que por lá se realizam é grande. Pode optar por dormir nos acampamentos, nos bangalós, na casa de hóspedes ou nos hotéis que existem no local.

2. Reserva de Girafas de Kouré na Nigéria

A cerca de 60 quilómetros da capital do país, Abuja, esta reserva natural é apenas acessível com veículos todo-o-terreno, facilmente alugados nas localidades mais próximas. Os agricultores da região foram treinados para acolher os turistas, servindo de guias. São eles que, além de garantir a proteção destes animais, conduzem os visitantes aos locais onde os podem encontrar. Setembro e outubro são os melhores meses.

10 dos melhores sítios para ver girafas

3. Giraffe Manor no Quénia

Propriedade da empresa The Safari Collection, este requintado boutique hotel ocupa 12 hectares de um terreno privado que faz fronteira com 140 hectares de floresta virgem nos subúrbios de Nairobi. Além dos safaris que lá se realizam, uma das experiências mais marcantes é admirar as girafas que circulam livremente e que chegam a enfiar o longo pescoço pelas janelas da unidade hoteleira para satisfazer a sua curiosidade.

4. Parque Nacional da Costa dos Esqueletos na Namíbia

Localizado no noroeste do país, foi criado em 1971 e estende-se por uma área de 16.845 quilómetros quadrados. Uma das partes que concentra o maior número de animais, incluindo girafas, elefantes, leões e hienas, está vedada aos visitantes individuais. No entanto, existem empresas que organizam e comercializam safaris aéreos, uma forma original de descobrir a fauna e a flora desde local quente e inóspito.

10 dos melhores sítios para ver girafas

5. Giraffe Ranch nos Estados Unidos da América

Localizada em Dade City, nos arredores de Tampa, na Flórida, esta quinta organiza visitas e expedições em veículos todo-o-terreno, no dorso de camelos e dromedários ou ainda em segway que permitem o contacto direto com estes animais. Além de alimentar as girafas, os visitantes podem fazer-lhes festas e até sentir o seu hálito característico. Lamas, cavalos e vacas são outros dos animais que lá pode ver.

6. Reserva Nacional de Maasai Mara no Quénia

É o local perfeito para avistar as girafas-do-kilimanjaro, também conhecidas como girafas-masai. Na região leste do continente africano, nas últimas décadas, o seu número diminuiu drasticamente mas, aqui e no Parque Nacional de Amboseli, outro dos parques naturais do país, ainda existe uma comunidade considerável. Os meses de julho a outubro são os melhores para ir lá fazer um dos muitos safaris disponíveis.

10 dos melhores sítios para ver girafas

7. Odense Zoo na Dinamarca

Em 2013, foi eleito o melhor jardim zoológico da Europa. Uma das suas vantagens é permitir que os que o visitam possam ver os mais de 2.000 animais que abriga de muito perto. Além de poder pernoitar neste espaço e de poder admirar as girafas, também as pode alimentar diretamente todas as manhãs, caso adquira o bilhete extra que o permite, que tem um custo de 70 coroas dinamarquesas, cerca de 9,40 euros.

8. Parque Nacional Kruger na África do Sul

É a maior área protegida de fauna bravia do país, cobrindo cerca de 20.000 quilómetros quadrados. É para lá que muitos dos apreciadores da vida selvagem se dirigem anualmente para admirar, entre muitos outros, girafas, elefantes, leões, zebras, búfalos e rinocerontes. Os que dispõem de menos tempo podem fazer safaris de meio dia, de um dia ou de dois dias. Para os outros, há alternativas que se prolongam até aos 20 dias.

10 dos melhores sítios para ver girafas

9. The Maryland Zoo nos Estados Unidos da América

Localizado em Baltimore, ocupa uma área de 135 hectares. O programa de experiências com animais que implementa anualmente permite um contacto mais direto com as girafas. Além de acompanharem os treinadores, os visitantes podem alimentar os animais através das várias divisórias. A experiência, para quatro pessoas, custa 500 dólares, cerca de 433 euros. Demora cerca de 30 minutos.

10. Jardim Zoológico de Lisboa em Portugal

Em maio de 2018, foi notícia quando uma girafa que estava a ser alimentada por um visitante caiu no fosso que existe no local e morreu no seguimento dos ferimentos. Apesar de ser proibido alimentar os animais neste espaço, este zoo é um dos melhores locais para ver girafas em Portugal. O preço dos bilhetes oscila entre os 14,50 euros para crianças entre os 3 e os 12 anos e os 21,50 euros para visitantes entre os 13 e os 65.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.