Atualmente, enquanto o mundo reconhece o problema da poluição devido ao desperdício de plástico, muitas são as pessoas que procuram encontrar maneiras de combater este flagelo.

Uma dessas pessoas, que assumiu um papel proativo nessa luta, é Toby McCartney, um engenheiro que aparentemente encontrou a utilização perfeita para os resíduos de plástico.

Este escocês foi inspirado, primeiro, pelas preocupações da sua filha quanto às grandes quantidades de plástico que iam parar aos oceanos, depois, por uma viagem que fez à Índia, onde percebeu que a população local derretia resíduos de plástico para preencher os buracos das estradas. As duas coisas, combinadas, deram a McCartney a ideia para abrir uma empresa.

No entanto, McCartney percebeu rapidamente que as entidades responsáveis no Reino Unido ‘torceram o nariz’ quando ouviram as palavras “queimar plástico e diesel”.

Toby reuniu-se com os amigos Gordon Reid and Nick Burnett e criaram a MacRebur - o nome é a conjunção de sílabas dos seus apelidos - em abril de 2016. A partir daí, este grupo de amigos começou a desenvolver uma técnica e fórmula para atingir o objetivo: usar resíduos de plástico na construção de estradas.

A empresa ‘agarra’ no plástico de uso comercial (60%) e doméstico (40%) e recorre a um ‘granulador’ para transformá-lo em pequenos pedaços, não mais do que 5 mm. Essa mistura de grânulos de plástico vai para um ‘ativador’, que o transforma num produto semelhante ao betume.

O asfalto comum é feito, principalmente, a partir de betume e pedra. No entanto, a tecnologia da MacRebur substitui a parte do betume, diminuindo assim o uso de combustível fóssil.

“Transformamos o plástico para o seu estado original à base de óleo e unimos esse produto à pedra, com a ajuda de nosso ativador", explica Toby McCartney.

Numa entrevista à CNN, McCartney afirma que, por causa da sua fórmula especial, as estradas que produzem são 60% mais resistentes do que as estradas tradicionais. O engenheiro garante, através dos testes de laboratório, que as estradas fabricadas com os seus produtos podem durar até três vezes mais do que as normais.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.