Existem vícios pouco saudáveis que se traduzem em centenas de euros gastos ao final do ano, com a agravante de prejudicarem gravemente a saúde de quem os tem. Talvez com a análise dos gastos se motive a perdê-los. Por isso, vamos fazer contas.

Café

O café é um prazer diário para muitas pessoas e uma das melhores formas de começar o dia. No entanto, o café em excesso pode fazer graves danos ao orçamento e prejudicar saúde. Quando consumido em excesso, as elevadas doses de cafeína podem provocar problemas como insónia, nervosismo, dores de estômago e irritabilidade.

Nos casos mais graves pode levar a complicações cardíacas, distúrbios gastrointestinais como úlceras e até mesmo intoxicação. Quanto aos gastos, a matemática é simples. Se consumir um café por dia, tendo em conta um preço médio de 0.60 euros, gastará por semana 4.2 euros ou 3 euros caso beba café apenas nos dias úteis. Isto significa que ao final de um mês gastou 13 a 18 euros euros conforme os hábitos.

Pode não parecer muito mas imagine que toma 2 cafés por dia. No final do ano gastou entre 316 e 438 euros. Mesmo que não queira privar-se desse prazer, diminua a quantidade de cafés ingerida for a de casa e verá mudanças positivas na saúde e na carteira.

Tabaco

Nem vale a pena enumerar os perigos do Tabaco. As pessoas sabem bem que é um dos piores vícios sendo a causa de inúmeros problemas respiratórios graves e vários tipo de cancro. Um maço de Tabaco pode custar em média 4.50 euros. Ora se fumar 3 maços de tabaco por semana gastará cerca de 20 euros. Anualmente, essa despesa transformar-se-á em mais de 700 euros!

Quanto mais fumar, maior será este número. Aproveite para poupar e deixar um vício que não só lhe reduzirá o tempo de vida em largos anos como diminui a qualidade de vida actual.

Comida caseira

Ao comer no trabalho irá provavelmente recorrer várias vezes a salgados, doces, comidas processadas e de pouca qualidade. Ao preparar as refeições em casa terá a certeza que faz refeições de forma equilibrada e adequada às suas necessidades pessoais. Em termos de gastos, imagine que uma refeição lhe custa em média 5.5 euros num café ou restaurante. Isso traduz-se num gasto anual de mais de 1400 euros!

Claro que também terá de gastar dinheiro para confeccionar a comida em casa mas pode recorrer às inúmeras receitas de refeições low cost saudáveis e ainda aproveita para perder uns quilos extra.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.