É por isso essencial ensinar os mais novos a adotar estratégias de poupança para que cresçam percebendo a importância fundamental dessa medida na gestão do orçamento mensal. Mas é necessário que as crianças tenham objetivos definidos para que a tarefa não seja aborrecida e apenas mais uma obrigação. Saiba como os motivar a poupar.

Explique o conceito de poupança

Ao invés de os obrigar a poupar deve ensinar-lhes a importância do dinheiro, a dificuldade em ganha-lo e especialmente poupa-lo, de forma clara e objetiva mas sem se tornar maçador. Pode usar jogos como o Monopólio para ir incutindo os conceitos de forma divertida, ao mesmo tempo que se diverte.

Crie um objetivo

Ninguém gosta de poupar dinheiro sem ter um objetivo definido e nas crianças isso é ainda mais fundamental. Se os vai ensinar a poupar parte da sua mesada, alicie-os a poupar para atingir um fim como comprar um brinquedo novo ou um jogo de computador.

Compre um mealheiro

Deixe os mais novos escolherem um mealheiro, preferencialmente transparente para que eles possam ir avaliando os resultados do investimento e paciência que estão a dedicar. Incentive-os a colocar parte da mesada no mealheiro ou mesmo toda, conforme a estratégia adotada.

Explique-lhes quanto têm de poupar e quantos meses precisam de o fazer para comprar o brinquedo ou livro que desejam, explicando que quanto mais colocarem de parte mensalmente, mais depressa o conseguirão fazer.

O trabalho gera dinheiro

Explicar que o dinheiro custa a ganhar talvez seja mais fácil se lhes der o exemplo real do custo/benefício do trabalho. Recompense-os por pequenas tarefas domésticas em vez de lhes oferecer um valor fixo mensal, para que adotem uma postura diferente em relação ao dinheiro.

Dê o exemplo em casa

A partir de uma certa idade as crianças começam a perceber os hábitos consumistas dos pais, o que poderá incentiva-los a seguir esse exemplo mais tarde. Lembre-se que os pais são o grande exemplo dos filhos pelo que é importante que o ensine a definir prioridades e a separar os bens necessários dos supérfluos. Numa visita ao supermercado poderá ensina-lo a fazer isso, dando você o exemplo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.