Aliás, não é por trabalhar em demasia que irá necessariamente evoluir rapidamente na carreira. Os estudos mostram que a produtividade de um individuo está positivamente correlacionada com a sua qualidade de vida. Por isso, saiba como manter o equilíbrio entre as duas áreas, seguindo estas quatro estratégias.

 Não leve trabalho para casa (e vice versa)

Saber separar as duas vertentes da sua vida é fundamental. Terá de estabelecer horários de trabalho realistas e saudáveis que permitam guardar tempo para passar sozinho, em família ou com amigos. Se por exemplo começa o dia chegando bastante atrasado ao trabalho, já terá de comprometer algumas horas do seu tempo pessoal.

Planeie as horas que tenciona dedicar ao trabalho diariamente e tente cumprir essa agenda. Mas ao chegar a casa, deixe os problemas e stress do trabalho à porta. Não é saudável para si nem para os que vivam consigo. Da mesma forma, evite resolver problemas pessoais no seu horário de trabalho.

 Não abdique das férias

Descansar é fundamental e necessário para aproveitar tempo de qualidade em família ou mesmo a sós. Realize as férias com que sempre sonhou ou simplesmente descanse a cabeça recarregando energia para a próxima temporada. Seja de que forma for, não pegue em trabalho nesses dias e aproveite o merecido descanso.

 Divida as tarefas com o companheiro ou colega de casa

Se vive com alguém que também trabalha, terá de estabelecer regras sobre a realização das tarefas domésticas. Muitos casais não dividem as tarefas de forma justa o que faz com que um dos elementos acabe sobrecarregado, sem tempo para a vida familiar e extremamente cansado. Isso poder gerar problemas de saúde nomeadamente stress ou depressão e criar problemas nas famílias. Planeia o que cada um faz em casa.

Se é casado e tem filhos façam à vez o jantar, alternem que toma conta das crianças ou as vai buscar à escola. Assim não terá de sair mais cedo do trabalho frequentemente, prejudicando a carreira ou acabando por ter de fazer horas extra em casa.

 Reconheça que a vida profissional não é tudo na vida

A pressão para atingir um determinado estatuto pode tomar conta da mente e fazer com que a pessoa não se foque em mais nada da vida. Isso pode ser prejudicial a curto e longo prazo. Perceba que o ideal para uma vida plena é equilibrar a carreira com o seu tempo livre onde poderá realizar os seus passatempos e passar tempo de qualidade com amigos ou família.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.