As entrevistas de emprego podem ser momentos stressantes na vida de uma pessoa. Os nervos, o medo de falhar e os bloqueios na hora de responder a questões difíceis podem dificultar a performance do candidato.

Mas pode minimizar parte dos problemas ao preparar-se devidamente para o processo de selecção de uma empresa. Existem perguntas comuns a várias entrevistas de emprego, uma delas prendendo-se com a razão pela qual deixou o seu emprego anterior. Por isso, ao ser questionado sobre essa matéria, saiba como responder da melhor forma.

Foi despedido

Seja honesto. Dizer a verdade é sempre a melhor forma de garantir que não é apanhado a mentir. Por vezes as empresas consultam os antigos empregadores como forma de ter uma referência da pessoa que planeiam contratar, portanto deve ser fiel à verdade embora usando alguns truques.

Por exemplo, se foi despedido por culpa sua, não se alongue muito nos detalhes que levaram ao despedimento tentando antes expor o que aprendeu com os erros e a experiência adquirida. Se deixou o emprego por motivos pessoais deverá da mesma forma não se alongar nas razões em questão, tentando focar-se no desejo de embarcar num novo desafio.

Caso a empresa tenha passado por uma reestruturação que levou ao corte de pessoal, explique como isso poderá ser um aspecto positivo já que permite uma mudança para uma empresa que vai de encontro às suas expectativas.

Vontade de evoluir na carreira

Essa resposta mostra determinação e perseverança em atingir um objectivo, bem como vontade de progredir e aprender. Explique como o anterior emprego o impedia de evoluir profissionalmente e mostre ambição de carreira. Características muitas vezes procuradas pelos empregadores.

Deixou de se identificar com os valores da empresa

Se a empresa onde trabalhou mudou de gestão, pode explicar as razões pelas quais deixou de se identificar com os valores em que a empresa se baseia. Explique como isso mudou os processos de trabalho dos colaboradores, razão pela qual deixou de ter um perfil adequado. Mas se planeia dar esta resposta, estude cuidadosamente a missão e propósito da empresa a que se candidata para que possa explicar como se enquadra nela e como poderá dar o seu contributo.

Procura de novos desafios

É sempre positivo mostrar que é uma pessoa cheia de energia e vontade de abraçar novos projectos. Mas foque-se em explicar o que já conseguiu concretizar até à data, os conhecimentos ganhos com a experiência anterior e como eles poderão ser uma mais-valia para a posição a que se candidata.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.