“O nosso serviço presta tratamento de diálise a cerca de 152 pacientes e vimos em consulta semanalmente cerca de 15 pacientes ambulatórios, isso sem contar com os que já estão em tratamento, e todos os anos observamos um aumento médio de vinte a trinta casos por ano”, disse.

A informação é do diretor dos serviços da Nefrologia, o especialista Hélder Tavares, em declarações à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial do Rim, que este ano é marcado sobre o tema “Saúde dos rins para todos”.

A data, assinalada no Hospital da Praia com a celebração de uma missa e uma palestra dedicado aos doentes e familiares, foi considerada por Hélder Tavares de “importante” uma vez que o objetivo é alertar as pessoas para a prevenção e tratamento da doença renal.

Este alerta e cuidados, segundo o especialista em Nefrologia, “deve ser levado em consideração”  visto que em Cabo Verde a tendência é para o aumento de número de casos a cada ano que passa.

Questionado sobre quando o hospital da Praia poderá começar a fazer cirurgias de transplante, Hélder Tavares não avançou qualquer informação, pois disse que cabe ao ministério e ao próprio hospital anunciar este tipo de serviço.

A par isso lembrou que os doentes hipertensos, diabéticos e obesos, com medicação que afetem os rins ou que tenham familiares com problemas renais, são as mais propensas a desenvolver este tipo de doença.

“Uma das funções dos rins é a filtragem das toxinas do nosso sangue, que são eliminadas do corpo por meio da urina. Quando os rins não são capazes de filtrar mais o sangue, é necessário que o paciente passe por diálise”, comentou o especialista.

Uma outra função dos rins, explicou, é o controlo da pressão arterial, pelo que quando os órgãos não funcionam adequadamente há uma elevação na pressão arterial que, por sua vez, piora a disfunção renal.

Cabo Verde para além dos doentes que se encontram a fazer diálise no Hospital da Praia e de Mindelo, tem em Portugal, em tratamento, alguns afetados por esta patologia.

Estipulada pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN, na sigla em inglês), o Dia Mundial do Rim é comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, este ano a 14, e a data tem como objetivo aumentar a consciencialização das pessoas sobre a crescente presença de doenças renais e a necessidade de estratégias para a prevenção.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.