Em comunicado, aquele ministério refere que nos restantes casos confirmados hoje, quatro são de transmissão no concelho da Praia e um foi diagnosticado no concelho de São Domingos.

Outras 58 amostras analisadas nas últimas horas no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública deram resultado negativo para covid-19, acrescenta-se no comunicado, assinado pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

Refere ainda que todos os doentes covid-19 “estão em isolamento” e estão a evoluir “sem sintomas ou com sintomas ligeiros”.

Depois da Praia, Tarrafal, São Vicente e Boa Vista, São Domingos é quinto concelho, de um total de 22, a registar casos da doença.

Cabo Verde conta agora 88 casos da covid-19, distribuídos pelas ilhas da Boa Vista (54), de Santiago (33), entre Praia, Tarrafal e São Domingos) e de São Vicente (1). Um destes casos, um turista inglês de 62 anos – o primeiro diagnosticado com a doença no país, em 19 de março -, acabou por morrer na Boa Vista, enquanto outro dos doentes já foi dado como recuperado.

Desde sábado que está em vigor um segundo período de estado de emergência, mantendo-se suspensas as ligações interilhas e a obrigação geral de confinamento, além da proibição de voos internacionais.

A declaração do atual estado de emergência prevê para as ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, todas com casos de covid-19, que permaneça em vigor até às 24:00 de 02 de maio. Nas restantes seis ilhas habitadas, sem casos diagnosticados da covid-19, a prorrogação do estado de emergência é mais curta, até às 24:00 de 26 de abril.

O número de mortos provocados pela covid-19 em África subiu para 1.298 nas últimas horas, com 27.427 casos registados da doença em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 190 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

notícia atualizada*

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.