Em comunicado, assinado pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, o Ministério informou que o Laboratório de Virologia realizou 93 testes de covid-19 na quarta-feira, tendo três deles dado resultado positivo, e todos na cidade da Praia.

Com estes novos três casos, a Praia, onde a transmissão já é comunitária, passa a registar 60 casos positivos, e toda a ilha de Santiago um total de 63.

O Ministério da Saúde referiu que “a situação clínica dos casos confirmados continua estável” e reforçou o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação da doença.

Cabo Verde passa assim a somar 116 casos acumulados de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (63), Boa Vista (52) e São Vicente (1).

Um destes casos, um turista inglês de 62 anos – o primeiro diagnosticado com a doença no país, em 19 de março -, acabou por morrer na Boa Vista, enquanto outros dois doentes foram dados como recuperados e dois viajaram para seus países, totalizando 111 casos ativos no arquipélago.

As três ilhas com casos confirmados de covid-19 estão em estado de emergência pelo menos até ás 24:00 de 02 de maio.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, está a auscultar várias personalidades e instituições, inclusive o Governo, e vai anunciar na sexta-feira, numa mensagem ao país, se vai prolongar ou não o estado de emergência nas três ilhas com casos de covid-19.

As restantes seis ilhas habitadas, sem casos de covid-19, já saíram do segundo período de estado de emergência ao final do dia 26 de abril, terminando o dever geral de confinamento da população e o encerramento das empresas, embora mantendo várias restrições.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.