Segundo números avançados ontem, 12, pelo diretor de Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, no balanço diário da pandemia da covid-19, em duas localidades daquela ilha, que conta com um acumulado de 56 casos da doença, foram testadas até segunda-feira 262 pessoas.

“Todas com resultado negativo. Também aproveitaram para testar quatro profissionais de saúde, que se encontravam de quarentena, que fazem o atendimento das pessoas que estão nos isolamentos, e os resultados também foram negativos", explicou.

O teste serológico é destinado a analisar se a pessoa já teve contacto com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e se desenvolveu anticorpos para a doença, com as autoridades de saúde a realizarem ainda o teste a um doente da Boa Vista, considerado recuperado há 15 dias.

“E o resultado foi positivo para imunoglobulina G e negativo para imunoglobulina M, o que significa que essa pessoa já tem imunidade para SARS-CoV-2. Pelo menos é o que este resultado nos pode indicar”, destacou Jorge Noel Barreto.

Além da Boa Vista, que foi o primeiro foco da doença em Cabo Verde, foram realizados também 578 testes rápidos na Praia, que concentra atualmente 76% dos 267 casos acumulados da doença em todo o país desde 19 de março.

Os testes na Praia foram realizados no domingo e segundo Jorge Noel Barreto os dados ainda estão em processamento e só serão conhecidos nas próximas horas.

As ilhas de Santiago e da Boa Vista, por concentrarem os casos ativos de covid-19 em Cabo Verde, são as únicas que permanecem em estado de emergência, pelo menos até às 24:00 de 14 de maio.

As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais sete pessoas infetadas com covid-19, todas na cidade da Praia, elevando para 267 o total acumulado de casos da doença no país e acrescentando dois recuperados.

O número de doentes recuperados em todo o país subiu hoje de 58 para 61.

Desde o início da pandemia em Cabo Verde, duas pessoas acabaram por morrer. Dois turistas estrangeiros também infetados regressaram aos países de origem ainda em março, pelo que permanecem ativos em Cabo Verde 202 casos de covid-19, todos internados e em isolamento.

No total, Cabo Verde já registou 267 casos de covid-19 desde que o primeiro doente foi diagnosticado, em 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (208), Boa Vista (56) e São Vicente (03, todos recuperados).

A Praia (ilha de Santiago), com casos diários da doença, que totalizam já 204 diagnosticados em pelo menos 25 bairros da cidade, é o principal foco de preocupação das autoridades, por estar em situação de transmissão comunitária da covid-19.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 286 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Quase 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.