É a rainha das frutas de verão. Leve, antioxidante e diurética, a melancia fornece água e minerais essenciais para o correto funcionamento do seu organismo. Além de ser muito refrescante, uma vez que cerca de 90% da sua polpa é constituída por água), não engorda e é rica em vitaminas, sobretudo A, B e C, para além de minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro. As suas propriedades são elogiadas por muitos nutricionistas.

O elevado conteúdo de licopeno faz da melancia uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade. O seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de cancro, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.

É um diurético excelente, uma vez que reduz a retenção de líquidos. Também tem propriedades depurativas, ajudando a eliminar substâncias residuais através da urina. Desta forma, é indicada para pessoas que sofrem de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão. Tem um efeito calmante sobre a mente e as emoções. Para potenciar esta ação, é aconselhável ingeri-la em sumo, separando as sementes.

Se, para além disso, lhe juntar cerejas sem caroço, inteiras ou em pedaços, vai obter um bom aliado para a pele e um método natural para combater o stresse. Um tónico nutritivo a que tantos as mulheres como os homens podem recorrer, apesar de muitos especialistas, nacionais e internacionais, enaltecerem os (muitos) benefícios da ingestão desta fruta no organismo masculino, defendendo-o de uma série de patologias.

As propriedades terapêuticas das sementes

Sabia que a melancia pode ajudar a combater a disfunção erétil? De acordo com o Fruit and Vegetable Improvement Center da Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América, a melancia possui um fitonutriente designado citrulina que, depois de ingerido, é convertido em arginina, uma substância que estimula a produção de ácido nítrico. A citrulina promove um efeito de relaxamento dos vasos sanguíneos.

A ingestão deste aminoácido facilita, por conseguinte, a ereção, além de também ser útil no tratamento de problemas cardiovasculares. As sementes da melancia são oleosas e nutritivas e ajudam a preservar a saúde da próstata, garantem especialistas e investigações internacionais. Por este motivo, beber batidos de melancia com as sementes trituradas é uma excelente opção para os homens.

Ainda assim, se não é adepto das sementes, saiba que existem espécies de melancia que não as têm. A melancia sem sementes, ou triplóide, começou por ser produzida nos Estados Unidos da América, despertou o interesse dos brasileiros e chegou recentemente a terras de nuestros hermanos. Tem o mesmo conteúdo de vitaminas, cálcio, fósforo e licopeno, e, acima de tudo, o mesmo sabor que a melancia tradicional.

A composição nutricional deste fruto

Eis a composição nutricional de 100 g de melancia, de acordo com a Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa:

Calorias: 24 kcal
Hidratos de carbono: 5,5 g
Fósforo: 5 mg
Cálcio: 10 mg
Potássio: 100 mg
Vitamina A: 50 ug
Magnésio: 12 mg

Como escolher uma melancia em três passos

1. Se quer escolher uma melancia madura, opte pelas que têm marcas amarelas na casca. Se as manchas forem brancas ou esverdeadas, significa que foi colhida antes do tempo e, portanto, não terá sabor.

2. Na altura de a comprar, agarre-a com uma mão e dê-lhe umas palmadas com a palma da outra. Se o som lhe parecer oco, é porque está no ponto certo.

3. Finalmente, verifique se a superfície não tem cicatrizes, áreas sujas, amachucadas ou outros defeitos. Se a comprar aos pedaços, certifique-se de que a polpa é firme e sumarenta.

Os cuidados de conservação que deve ter

Inteira, a melancia conserva-se à temperatura ambiente durante um mês. Depois de aberta, guarde-a no frigorífico envolta em película aderente, para evitar que seque. Mantenha a temperatura do frigorífico acima dos 7º C, uma vez que a melancia é muito sensível ao frio e acaba por estragar-se.

Melancia combate a disfunção erétil e previne as doenças da próstata

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.